Pernambucanos são agraciados com a Ordem do Mérito Cultural em Brasília

Pernambucanos são agraciados com a Ordem do Mérito Cultural em Brasília

Afonso Oliveira e Rômulo Menezes, do Galo da Madrugada – Crédito: Maria do Céu/Cortesia

Nessa terça-feira, o presidente Michel Temer e o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, entregaram a Ordem do Mérito Cultural a 32 personalidades brasileiras, em Brasília. Pernambuco contou com três representantes: o Grupo Galo da Madrugada, na figura do presidente Rômulo Menezes, o estilista Beto Kelner e o produtor cultural Afonso Oliveira. Todos eles foram agraciados na classe Cavaleiros.

Para a premiação, o Galo da Madrugada levou seus passistas e porta-estandarte, além de orquestra. De acordo com Maria do Céu, representante do ministério da Cultura no Nordeste, a cerimônia “foi emocionante” e os convidados se renderam ao frevo. Além de ser o maior bloco carnavalesco do mundo, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, o Galo foi destacado por seus projetos sociais.

Beto Kelner e Carla Camurati – Crédito: Maria do Céu/Cortesia

Beto Kelner foi escolhido por seu projeto com a grife Gatos de Rua, que ensina moradores de comunidades carentes a transformar material reciclado em arte. Já Afonso Oliveira é fundador do método Canavial de Ensino de Produção Cultural Coletiva e Comunitária. Ele foi o responsável por uma política de valorização do maracatu e coordenou projetos relacionados a cultura popular.

Este ano, o tema escolhido para a Ordem do Mérito Cultural foi Cultura, Inovação e Empreendedorismo, com o objetivo de homenagear toda a cadeira produtiva e não apenas uma personalidade. O presidente Temer fez um discurso improvisado, onde revelou um desejo de ser pianista quando jovem, mas seu pai o incentivou a fazer datilografia. Entre os outros agraciados, estavam Renato Aragão, Genival Lacerda, Dona Onete, Mãe Neide Oyá D’Oxum e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Crédito: Maria do Céu/Cortesia

O processo de escolha acontece primeiro por indicação popular, através do site do ministério da Cultura. Depois, os indicados são levados para a Comissão Técnica da Ordem do Mérito Cultural e depois para o Conselho, formado pelos ministros da Cultura, Relações Exteriores, Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Compartilhe este post