Especial: Roberta Martins deu nova guinada na vida após luta contra um câncer

Especial: Roberta Martins deu nova guinada na vida após luta contra um câncer

Roberta Martins superou um câncer com a ajuda de seus pais, Roberto e Rosinha Martins – Crédito: Daniel Siqueira/Arquivo Pessoal

Roberta Martins tem tudo para lembrar de 2017 como um ano de renascimento e começar 2018 com o pé direito. A empresária, de 39 anos, descobriu um câncer de ovário em março, logo quando estava começando a planejar as metas para o ano. A descoberta foi através de um exame de rotina. “Eu não sentia nada, não sangrava, não sentia dor… O câncer de ovário mata muito porque é silencioso”, conta ela.

Logo depois, em abril, se submeteu a uma cirurgia para a retirada dos dois ovários e do útero. “Eu não queria acreditar que aquilo estava acontecendo comigo, eu me perguntava ‘o que foi que eu fiz?’”, relembra. Mas, ao mesmo tempo em que encarava as dificuldades, decidiu se reinventar. Com duas lojas e uma fábrica de sua Dona Rosa, Roberta continuou trabalhando e atendendo suas clientes, mesmo que à distância. “É muito bom criar. Eu nunca ficava pensando besteira, ociosa. Fazia questão de mostrar que estava presente – não fisicamente, mas online”. A ajuda dos amigos e dos pais foram essenciais nessa trajetória. “Meus amigos me davam muita força e eu pensava que não podia decepcioná-los. Não me deixava ficar triste”.

Crédito: Arquivo pessoal

Após a cirurgia, Roberta passou por um tratamento com quimioterapia e decidiu compartilhar suas experiências com seus seguidores do Instagram. “Eu queria mostrar que o câncer pode acontecer com todo mundo. Eu era magra, jovem, solteira, ativa, trabalhava muito… Estava fora de um grupo de risco. Depois eu vi que isso não existia. Queria ajudar outras mulheres a se prevenirem, abrir os olhos de outras pessoas”, explica. “Também mostrava que era normal, que tinha enjoo, que ficava mal. Foi no sentido de alertar”.

Roberta fez a última sessão de quimioterapia em outubro e finalizou um ciclo. “Durante o tratamento, refiz o exame do marcador de câncer, o CA-125, e estava em 11. Antes da cirurgia era mais de 1000. Mas, quando eu acabei de fato minha última quimio foi quando eu fechei o ciclo. Eu sabia que estava curada, mas durante o tratamento você fica muito vulnerável. Mudou muito depois disso. Eu ‘venci’ depois da última quimio”.

Roberta compartilhou o tratamento nas redes sociais – Crédito: Arquivo pessoal

Agora, depois do tratamento concluído, Roberta tem ainda mais vontade de viver o novo ano da melhor forma possível. Já começou a academia, para fortalecer o corpo, pode pegar sol, tomar banho de mar (uma de suas atividades preferidas), sair com amigos, e trabalhar todos os dias, com planos de expansão de sua marca para outros estados. “Meu lema total agora é: nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.

Compartilhe este post