As senhas favoritas

Pode parecer difícil de acreditar, mas a sequência de números “123456” foi a senha mais usada no mundo em 2015 – e também em 2014 e 2013 -, de acordo com um relatório anual divulgado pela empresa SplashData a partir de um compilado de mais de dois milhões de senhas que vazaram durante o ano.

Ainda no topo da lista, estão a palavra “password” (senha, em inglês), “12345678”, a sequência de letras no teclado “qwert” e outras 22 combinações tão simples quanto estas. Basta dar uma olhada na imagem ao lado. O ranking mostra que a escolha das pessoas para senhas continua arriscada, ano após ano.

Se uma das suas combinações estiver na lista ao lado, é melhor repensar a senha. Quanto mais simples e previsível é uma sequência de números e/ou caracteres, mais rapidamente ela será decifrada pelos criminosos digitais.

Um teste divulgado pela empresa de monitoramento Websense mostrou, por exemplo, que são necessários apenas 39 segundos para adivinhar a senha “dave123”, considerada fraca.

A ferramenta de testes online da empresa de segurança russa Kaspersky indica que a famosa “123456” pode ser quebrada em menos de 1 segundo. A propósito, você também pode testar quão “forte” é a sua senha usando a ferramenta (clique aqui). Mas, atenção, a empresa pede que não se use senhas verdadeiras, apenas semelhantes

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post