Giovanna Ewbank e famosos denunciam marca sueca por racismo em nova coleção

Giovanna Ewbank e famosos denunciam marca sueca por racismo em nova coleção

Por: Eduarda Andrade

Na manhã desta quarta-freira (10), a atriz Giovanna Ewbank fez uma publicação, em seu Instagram, denunciando a marca sueca Hennes et Mauritz (H&M) por criar uma campanha racista em sua nova coleção.

Crédito: Reprodução/(H&M)

A polêmica começou após as fotos de divulgação circularem nas redes sociais e no site da empresa, em que o modelo é um menino negro vestido com um moletom que diz: “Coolest Monkey In the Jungle” : “Macaco mais legal da floresta”. Ao lado dele, o outro garoto, dessa vez branco, foi fotografo com uma peça escrita: “Mangrove jungle survivor expert” : “Especialista em sobrevivência na selva”.

A partir de então, a marca começou a ser acusada de racismo por seus consumidores e pessoas públicas que se manifestaram pedindo para que seus seguidores denunciassem. Em seu perfil, Giovanna escreveu: “Peço que todos que puderem, postem essa foto do meu feed, onde o pai deste menino lindooooo fez uma montangem onde diz “King of the world” “Rei do mundo” pq eh isso q ele eh, um PRÍNCIPE e merece nosso RESPEITO!”

Em que século estamos vivendo mesmo??? Arrasta a foto desse príncipe pro lado pra entender oq vou dizer agora…Não existe mais tolerância pra esse tipo de preconceito! Como uma mega marca como a @hm pode ser tão cruel, imbecíl e racista assim??? Como tantas pessoas que trabalham numa empresa gigantesca como essa deixaram passar um absurdo como esse??? A @hm vestiu uma criança negra com um moleton escrito “The coolest monkey in the jungle” oq significa “O macaco mais legal da selva”, enquanto o menino branco vestia um moleton dizendo “Mangrove jungle survivor expert” oq significa “Especialista em sobrevivencia na selva” realmente lamentável, triste! Peço que todos que puderem, postem essa foto do meu feed, onde o pai deste menino lindooooo fez uma montangem onde diz “King of the world” “Rei do mundo” pq eh isso q ele eh, um PRÍNCIPE e merece nosso RESPEITO! 🤴🏿🤴🏿🤴🏿 #antiracista #racismonao #hmfail #respeito #kingoftheworld #absurdo

A post shared by Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) on

O astro do basquete, LeBron James, postou a mesma montagem e disse: “Vocês entenderam tudo errado. E nós não vamos engolir isso. Como afro-americanos sempre teremos de quebrar barreiras, provas às pessoas que elas estão erradas e trabalhar sempre mais duro para mostrar que nós pertencemos.”

Diante da exposição a marca respondeu as acusações, também por meio do Instagram, com um pedido de desculpas, admitindo o erro e alegando estarem profundamente arrependidos. As fotos da campanha foram excluídas de seu site e demais perfis.

Compartilhe este post