Em show de despedida, O Rappa canta clássicos e homenageia Luiz Gonzaga

Emannuel Bento
Especial para o Blog João Alberto

Eles relembraram antigos e novos sucessos em quase três horas de show. Foto: Lara Valença/Divulgação

O show de despedida da banda O Rappa, Nação Zumbi e Baiana System lotou o Centro de Convenções, em Olinda, na madrugada deste sábado (7). Quando Marcelo Falcão (vocal), Xandão (guitarra), Lauro (baixo) e Marcelo Lobato (teclado) subiram no palco, a sensação era de estar vendo a formação pronta para tocar como nos tradicionais shows do Março Zero, durante o carnaval do Recife, mas com o adendo do sentimento de adeus. O coro dos fãs acompanhava clássicos como O que sobrou do céu, Pescador de ilusões e Rodo cotidiano, como se fossem pela última vez. Eles relembraram antigos e novos sucessos em quase três horas de show. “Aqui a gente está saudando uma nova etapa, novas conquistas, coisas que acontecem e é pra ser feliz pra todo mundo. E é assim que a gente vai passar essa etapa até o dia que a gente se esbarrar de novo!”, disse Falcão.

Dono de timbre marcante que dá voz aos hits da banda, Falcão fez um discurso elogiando a música pernambucana e o manguebeat. Antes da faixa Súplica cearense, ele homenageou Luiz Gonzaga e apresentou arranjo com forte som de sanfona, triângulo e zabumba. O vocalista também ressaltou as mudanças que a produção musical passa devido a onipresença da internet e da tecnologia móvel: “Hoje em dia somos bombardeados por informação o tempo todo. Nesse mundo caótico, apenas os mais fortes vão sobreviver, ‘tá ligado’?”.

A banda Baiana System mistura suingueira com música eletrônica. Foto: Lara Valença/Divulgação

Em um dos intervalos entre as faixas, o som do palco tocou Pesadão, da cantora Iza, canção que conta com a colaboração de Falcão. O DJ pernambucano José Pinteiro também apresentou rápido set de músicas eletrônicas (que incluiu um remix de Anunciação, de Alceu Valença), entre o intervalo dos shows. Antes da atração principal, Nação Zumbi e Baiana System subiram no palco com shows convencionais. No entanto, poucas “rodinhas punks” foram vistas no meio da multidão. Até então, a plateia relativamente morna tinha uma razão: todos queriam ver O Rappa pela última vez. Após a passagem em Pernambuco, a banda carioca cumpre agenda em São Paulo (sábado e domingo) e encerra os 25 anos de carreira com show duplo no Rio de Janeiro (13 e 14 de abril). Por divergências internas, o grupo anunciou ano passado que daria uma pausa por tempo indeterminado. Veja os cliques de quem curtiu o show no Centro de Convenções:

Gio Zirpoli. Foto: Lara Valença/Divulgação

 

Maria Eduarda Beltrão. Foto: Lara Valença/Divulgação

 

Luiz Miranda e Carla Farias. Foto: Lara Valença/Divulgação

 

André The, Paloma Amorim, João Morandi e Lucas Logiovine. Foto: Lara Valença/Divulgação

 

Produtores são recebidos por Marcelo Falcão no camarim. Foto: Lara Valença/Divulgação

 

Thiago Sampaio e Rafaela Lucena. Foto: Lara Valença/Divulgação

Author: Marina Simões

Compartilhe este post