Recife é a primeira cidade a receber a mostra “Museu do Futebol na Área”

Recife é a primeira cidade a receber a mostra “Museu do Futebol na Área”

Após Recife, o Museu passará pelas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e retorna a São Paulo –  Crédito: Museu do Futebol/Divulgação

Sala das origens, dos números e curiosidades, dos gols e do rádio e das Copas do Mundo compõem a exposição Museu do Futebol, primeira mostra recebida pelo Centro Cultural Cais do Sertão. O Museu, localizado no Estádio Pacaembu, trouxe especialmente ao Recife 20 imagens do esporte no estado, além de camisas e os mascotes dos times da capital, um quadro com os jogadores que fizeram história no futebol pernambucano, brasileiro e mundial.  Para a instalação em Pernambuco, o projeto contou com a colaboração do jornalista Cássio Zirpoli, responsável por um levantamento completo focado nos times pernambucanos, desde fotos até histórias marcantes. “Para nós é um desafio e um crescimento sair de São Paulo, perceber e sentir a paixão pelo futebol em outras cidades”, declarou Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol de São Paulo.

A exposição conta com um vídeo da visita a comunidade indígena-quilombola de Tiririca dos Crioulos. Crédito: Museu do Futebol/Divulgação

Uma das salas do museu tem algo bem interessante: o visitante poderá acompanhar uma partida de futebol inteira somente observando os torcedores, visualizando as reações deles e a emoção do jogo. Trazendo o Sertão ao Museu, a mostra conta com um espaço dedicado ao Museu do Futebol criado na comunidade indígena-quilombola de Tiririca dos Crioulos, localizada na zona rural de Carnaubeira da Penha. E tem mais: o cordelista J. Borges desenvolveu uma xilogravura inédita em comemoração aos 10 anos da instituição. Quando o assunto é interatividade, foram montados uma mesa de pebolim e campo de futebol virtual para “degustação” dos visitantes.

A interatividade com o visitante é um dos grandes destaques do Museu. Crédito: Museu do Futebol/Divulgação

“A história desse esporte é muito maior do que só futebol. Ela se mistura com a história do país, que só ficou conhecido mundialmente após ganhar a copa de 1958. E com esse espaço é possível a gente viajar por toda essa história do esporte no país e agora um pouquinho aqui no Nordeste”, explicou Erik Kúgle, diretor-executivo do Museu do Futebol de São Paulo. O Museu do Futebol está disponível para visitação no Centro Cultural Cais do Sertão, entre os dias 25 de abril e 20 de maio, de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Após a passagem pela capital pernambucana, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro também entram no roteiro. 

Compartilhe este post