Giro Blog

Saiba como organizar o feed do Instagram: influencers pernambucanos revelam dicas

Saiba como organizar o feed do Instagram: influencers pernambucanos revelam dicas

Conheça os influencers pernambucanos que combinam as fotos do Instagram. Crédito: Reprodução/Instagram

Ter um feed com harmonia e conexão entre as fotos virou uma tendência no Instagram. Atualmente, essa é a preocupação de muitos usuários que trabalham com mídias sociais ou apenas gostam de ter um perfil mais harmônico com o intuito de conquistar mais seguidores. “Comecei a organizar o feed depois que iniciei meu blog. Senti a necessidade de organizar a maneira como iria me expressar com meus seguidores. Também via alguns influenciadores fora do Recife com feed organizado e harmônico, então decidi ir organizando e, ao longo do tempo, fui mudando o jeito de postar foto. Hoje em dia, já tenho um padrão”, revela o blogueiro pernambucano Adson Viana, que atualmente organiza seu feed de acordo com temas semanais. “Se você manter uma linha com todas as fotos com o mesmo efeito, o feed vai começar a ficar organizado por si só e você consegue pegar a manha”, comenta Francisco Xavier, que soma mais de 30 mil seguidores na rede social. Além dos influenciadores, muitos usuários também recorrem a técnicas especiais e até mesmo aplicativos de simulação de feed, sabia?
O que não faltam são soluções para deixá-lo uniforme, simétrico e arrumado.

Maria Eduarda Egito mantém o feed harmonioso, com informações de moda e viagens

Um estudo realizado pela Yahoo Labs and Georgia Tech, que analisou quase oito milhões de fotos postadas em redes sociais, revela que fotos com filtros têm 21% mais likes e 45% mais comentários. Além disso, os filtros que aumentam o calor, exposição e contraste dão mais engajamento nas redes. “Quando você cria uma identidade visual e consegue mostrar o seu estilo, o que você quer passar através daquela rede social se torna mais real e ativo. Na realidade é um contexto geral, não é só a harmonização do feed propriamente dito”, afirma a blogueira Rebeka Guerra, que tem mais de 425 mil seguidores no Instagram.

A blogueira Aimee Song lançou, em 2016, um livro com dicas separadas por categorias – moda, beleza, decor, viagens – para organização do feed, baseado em conselhos fundamentais, entre eles, o principal: não pesar a mão nos filtros, quanto mais natural estiver a foto melhor.

Adson Viana organiza seu feed com temas semanais. Crédito: Reprodução/Instagram

Entre as principais dicas dos influenciadores estão o aplicativo UNUM (que simula o feed do Instagram e você poderá ver se existe uma harmonia entre as fotos que pretende publicar e as que já foram publicadas); a utilização de filtros que conversem entre si; elementos de uma mesma cor nas imagens; fotos com o mesmo recorte ou um feed temático (com linhas que tenham o mesmo tema, por exemplo três fotos de comida seguidas, três fotos de cachorro seguidas e assim sucessivamente), além de inspirações do Pinterest. Atualmente, muitas blogueiras também estão apostando nos presets, que facilitam na hora da edição. “Para editar, eu utilizo quatro aplicativos Photoshop, Lightroom, VSCOcam e Snapseed. E nas edições do Lightroom, os presets da blogueira Jade Seba e do fotógrafo Lucas Pinhel. Além de organizar o feed com o aplicativo preview, que é bem simples e rapidamente você consegue mudar a organização e ver qual foto fica melhor”, revela Adson Viana.

Aplicativos

Rebeka Guerra utiliza o Facetune para editar a iluminação das fotos. Crédito: Reprodução/Instagram

Entre os mais baixados para edição de fotos estão o Lightroom, queridinho daqueles que utilizam os presets; o Enlight, que permite ajustes técnicos, filtros, efeitos especiais, além de sobreposição de imagens; Snapseed controla ajustes técnicos, como foco, iluminação e sombras; VSCOcam, que tem uma grande variedade de filtros; e o Facetune, que permite ajustes em diversas partes do corpo.

As blogueiras pernambucanas Rebeka Guerra e Lay Vasconcelos editam suas fotos nos aplicativos VSCOcam, Lightroom e Facetune e, para fazer a combinação das fotos antes de jogá-las no universo digital, elas utilizam o UNUM. “Utilizo muito a iluminação do Facetune, principalmente quando eu quero alterar a edição da luz em um determinado ponto e não na foto inteira”, revela Rebeka. Já os aplicativos favoritos para edição de fotos de Maria Eduarda Egito são o VSCOcam e o Afterlight. “Depende muito das cores e luz original da foto que vou editar, mas geralmente utilizo os filtros A4, A5, A6, C4, C7, G3, no VSCO, e Mulberry, Bay, Dusty 8, Woods, Oslo, Lore e Cascade, no After“, afirma a influencer que também utiliza o UNUM para a criação do feed organizado. “Ele, basicamente, copia o seu feed e permite você postar fotos no aplicativo, antes de postar no Instagram. Assim, você vê como aquela foto vai se encaixar com as outras”, completa a jovem.

Lay Vasconcelos é blogueira de moda, beleza e lifestyle. Crédito: Reprodução/Instagram

“Hoje em dia utilizo muito o VSCO, deixo as fotos mais quentes ou frias e mexo na saturação, e o Facetune  me dá a possibilidade de clarear uma foto escura. Para fazer a montagem do feed, criei uma conta privada para postar minhas fotos, nela consigo ver se as fotos estão combinando ou não”, revela Francisco Xavier.

Dicas

Gostaria de ter um feed mais harmônico? Confira as dicas sugeridas pelos influencers citados acima sobre a organização:

1 – Primeiro você deve entender qual é o seu perfil e o que deseja passar aos seguidores para depois começar com as publicações;
2 – Crie um conceito para as suas fotos com base nesta mensagem;
3 – Experimente criar um feed com estilo único e marcante;
4 – Organize o feed por linhas. É importante construir uma história em cada linha, ter sempre fotos que limpem o feed, por exemplo uma foto de paisagem;
5 – Nunca publique duas fotos na mesma posição, uma seguida da outra;
6 – Escolha um filtro e utilize-o em todas as fotos, assim elas irão conversar uma com a outra.

Compartilhe este post