Giro Blog

Cine PE 2018 apresenta novidades em sua programação com palestras e workshops

Cine PE 2018 apresenta novidades em sua programação com palestras e workshops

Cine PE – Crédito: Daniela Nader/Divulgação

Na tarde desta quarta-feira, Sandra Bertini reuniu a imprensa local para apresentar a programação e mudanças do Cine PE 2018. A 22ª edição de uma das maiores vitrines da produção audiovisual brasileira, acontecerá de 29 de maio a 4 de junho, no Cinema São Luiz, com grandes novidades.

O quadro cinematográfico contará com seis longas de ficção e documentários presentes na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, oito títulos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos e dezesseis na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais. Além disso, o evento realizará a estreia nacional do filme “Mulheres Alteradas”, com participação de Deborah Secco, Alessandra Negrini, Maria Casadevall, Monica Iozzi, Sérgio Guizé e Daniel Boaventura, que devem comparecer ao lançamento.

Estreia nacional do filme Mulheres Alteradas, rodado em São Paulo, será no Cine PE – Crédito: Divulgação

Em 2018, o festival tem curadoria de Edina Fujii, Danolo Calazans e Edu Fernandes e dará ao público a oportunidade de selecionar suas produções preferidas, através de um aplicativo onde terá acesso as noticias sobre o que está acontecendo, sinopses dos filmes, fichas técnicas e sua programação completa. Através do sistema de geolocalização, disponível para IOS e Android, aqueles que estiverem presentes no Cinema São Luiz poderão dar match nos filmes de sua preferencia. Além disso, como de costume, ocorrerão as premiação das categorias selecionadas pelo Júri Oficial.

Este ano, quem fará as honras ao quadro de homenageados serão Cássia Kis Magro, pela sua competência e importância para o cinema e TV, e Kátia Mesel, celebrando seus 50 anos de carreira e contribuição para a cinematografia pernambucana com a mostra Kátia Mesel: 50 anos de Audiovisual. Por último, porém não menos importante, ocorrerá uma homenagem institucional a empresa Box Brasil, maior programadora independente brasileira e única independente multicanal.

Homenageadas da 22ª edição do Cine PE – Créditos: Amor Eterno Amor / TV Globo

A edição também contará com o lançamento do livro Historia do Cinema de Animação em Pernambuco, do doutor em comunicação, Marcos Buccini, que ocorrerá no Hall do Cinema São Luiz, durante todos os dias do festival. Já para as crianças, o evento oferecerá aos alunos das escolas públicas a Mostra Infantil com os filmes “A bailarina” e Detetives do Prédio Azul, durante os dias 31 de maio e 1 de junho, também no cinema.

A Bailarina 02 – Crédito: Reprodução/Cine PE

A maior novidade da vez, ficou por conta da parceria realizada com o Porto Digital e Porto Mídia. Tendo como objetivo incentivar e valorizar a produção local, o evento disponibilizará um workshop de Ilustração Digital aplicada ao Ambiente Cinematográfico, ministrado por Erick Frantto, nos dias 2 e 3 de junho, das 14h às 18, no Hotel Nobile Executive, em Boa Viagem. Os interessados deverão se inscrever através do site Sympla, sem taxas cobradas. A atividade terá vaga para 25 pessoas.

O evento contou com a participação de Leonardo Medeiros, Coordenador do Núcleo de Economia Criativa do Porto Digital, para conversar um pouco sobre essa parceria. Ele explicou a importância dessa integração de projetos como o Cine PE ao parque tecnológico e afirmou que a proposta é fazer com que nossas produções locais não precisem ir até o sudeste para apresentar seus trabalhos. Além disso, a ideia é estende-las e valoriza-las fora do período do festival, através de sua participação em outros grandes eventos locais como o Rec N’ Play.

Coletiva de imprensa Cine PE 2018 – Reprodução do Instagram

“Sabemos que em Recife acontece muita coisa nessa parte de cultura em determinados períodos do ano. Se a gente consegue fazer com que as pessoas consigam ter um gostinho desses festivais em 4 dias, como é o Rec N Play, conseguimos potencializar isso. O audiovisual pernambucano vive de exibições pontuais, são poucas a iniciativas que conseguem movimentar tanto a cidade como o Cine PE e o Janela. A ideia é trazer profissionais, artistas, empresários interessados na área, para que eles possam saber o que acontece no mercado de Pernambuco”, afirmou.

Sandra Bertini – Crédito: Daniela Nader/Divulgação

Como fruto dessa integração, no mês de outubro ocorrerá a primeira edição do Cine PE Mercados e Seminários. Ainda sem data definida, o evento promoverá um grande encontro de players do mercado para a compra e venda de conteúdos audiovisuais, além de oferecer palestras, workshops e até mesmo uma competição de games, visando incentivar não apenas a produção cinematográfica, mas sim o audiovisual como um todo. Sandra Bertini explica que a ideia é inovar “Game tem tudo a ver com conteúdo audiovisual, não podemos ficar no purismo, voltado apenas para o cinema. Nossa proposta é fazer as pessoas conhecerem ainda mais o que existe nessa ilha, acho que estamos muito no casulo, precisamos expandir”, declarou.

Author: Eduarda Andrade

Compartilhe este post