Raquel Lyra ressalta a importância econômica do São João de Caruaru e apresenta as novidades desta edição

Raquel Lyra ressalta a importância econômica do São João de Caruaru e apresenta as novidades desta edição

São João de Caruaru – Crédito: Reprodução do Instagram

Basta chegar o São João que milhares de pessoas pegam estrada com destino a Caruaru, um dos roteiros mais disputados no período. A programação conta com mais de 22 polos espalhados pela cidade e Zona Rural, apresentando o melhor da cultura nordestina em suas mais diversas áreas, como a música, gastronomia, artesanato e dança. Apesar de toda sua fama e grandiosidade, o evento surgiu através da alegria de um morador animado da Rua São Roque, no Centro do município. Agripino Pereira carregava consigo a fama de quem gostava de organizar as movimentações por onde morava. Ao lado de sua esposa, Tereza Pereira, o odontologista teve a ideia de decorar a rua para comemorar os dias santos. Ela ficara responsável pela produção de pamonha, canjica e as outras comidas típicas, já que na época ainda não era comercializado como hoje, enquanto ele e os demais vizinhos  ajudavam a decorar e organizar as apresentações culturais, como ciranda, quadrilha e fita de dança. Esta união foi crescendo e, pouco a pouco, o que viria a ser uma pequena celebração entre amigos, transformou-se na maior e mais conhecida tradição do Nordeste.

Seu crescimento contínuo transformou a diversão em renda não apenas para o município, mas para todo o estado. Este ano, a prefeitura estima que a festa irá arrecadar cerca de R$ 200 milhões, representando um crescimento de 25% comparado a 2017, além de gerar mais de seis mil empregos diretos e indiretos. Quanto a estimativa de público, Raquel Lyra, atual gestora da cidade, revela que são esperados mais de 2,5 milhões de pessoas durante os 30 dias de festa, que se encerra no dia 30 de junho.

Raquel Lyra – Crédito: Jorge Farias

 Uma das grandes novidades neste ano é o São João na Roça, que levará o tradicional forró pé de serra a 10 polos espalhados pela Zona Rural. Para facilitar a vida dos turistas e conterrâneos, um aplicativo foi desenvolvido nas versões iOS e Android, com toda a programação dos festejos juninos. Para animar o público, Raquel conta que, em parceria com o comitê organizacional, composto por membros da prefeitura, foram selecionadas atrações que atendem a todos os gostos. Este ano, nomes como Wesley Safadão, Luan Santana, Matheus e Kauan, Gabriel Diniz, Flávio José, Michel Teló, Orquestra de Pífanos, Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Jonas Esticado, entre outros, terão passagem pelo palco principal. Ela ressalta a importância e o desafio de manter as raízes da tradição nordestina, sem deixar de lado as tendências atuais no cenário musical. Confira a entrevista completa: 

Quais as principais mudanças para o São João 2018?

A grande mudança é que ampliamos o conceito implantado no ano passado, que foi manter as grandes atrações nacionais, mas investindo, fortemente, no que estamos chamando de “São João Cultural”, que é a valorização da cultura local. Nesse sentido, o “São João na Roça”, que descentralizou a festa, levando o tradicional forró à zona rural, passou de quatro polos, em 2017, para dez este ano. Os polos da Estação Ferroviária também receberam um incremento na programação, ampliando ainda mais as atrações e trazendo para dentro da festa outras vertentes culturais como o circo e o cinema. Já no maior palco, no Pátio, continuamos mesclando, dentro da programação, os grandes nomes do forró e outros artistas consagrados pelo grande público, que tem lotado o espaço todos os dias desde a abertura.

Crédito: Divulgação/PMC

Como foi estruturada a formação do Comitê gestor exclusivamente para a produção do São João?

O Comitê foi montado com pessoas da própria prefeitura. São excelentes técnicos com capacidade de atuar nas diversas áreas necessárias para montagem do São João.

Para garantir a segurança durante este período de maior circulação, como você avalia o esquema montado pela prefeitura?

Desde o ano passado, criamos uma central de monitoramento reunindo vários órgãos para que os incidentes que costumam acontecer, onde se reúne um expressivo número de pessoas, sejam identificados e controlados o mais rápido possível. Já no ano passado, conseguimos diminuir em 39% os índices de violência. Este ano, que tem registrado públicos recordes todas as noites, os índices também nos fazem acreditar que teremos um São João de paz e com a tranquilidade que um evento deste porte permite.

Quais nomes da cena política nacional virão prestigiar o São João de Caruaru? 

Convidei, pessoalmente, o pré-candidato à presidência, Geraldo Alckmin.

Crédito: Divulgação/PMC

A identidade visual do São João de Caruaru de 2018 foi desenvolvida novamente pelo estilista Ronaldo Fraga. Houve alguma exigência?

A parceria com Fraga, feita no ano passado, compreendia as identidades visuais de 2017 e 2018. Junto ao Núcleo de Design da Universidade Federal de Pernambuco, no ano passado, ele criou o primeiro esboço do que seria utilizado na nossa festa. Este ano, ele utilizou elementos característicos da nossa região: além do vestido de quadrilha, ele fez uma referência ao tradicional “mané gostoso”, vendido na feira de artesanato, e a uma tesoura, simbolizando a importância da região como um dos mais importantes polos de moda do Brasil. Nossa exigência é que seja algo com a cara da nossa gente.

O Alto do Moura, um dos principais pontos turísticos, recebeu diversas intervenções. Qual é o grande diferencial neste ano?

Acredito que o grande diferencial deste ano será a possibilidade de o visitante ter, logo na entrada, um pavilhão reunindo cerca de 30 artesãos que representam uma parcela dos artistas que fizeram o Alto do Moura uma referência na arte figurativa. Além do fator de geração de renda, leva a alma de Caruaru para todos os lugares. Aliado a isso, mantivemos o palco para as apresentações de grupos e criamos, este ano, uma estrutura cenográfica que é o “Coreto”, onde se revezam vários trios pé de serra. Então, o turista que naturalmente já sai encantado, neste mês terá mais motivos de encantamento para visitar e voltar ao Alto do Moura.

Crédito: Arnaldo Felix

Na questão mobilidade, como a cidade se preparou para receber os visitantes?

Mobilidade é uma das questões mais importantes para grandes cidades e grandes eventos. Caruaru é uma cidade que está crescendo muito e realiza uma das maiores festas populares e que dura todo o mês de junho. Isso dito, nós preparamos um planejamento de meses para que os possíveis transtornos causados pelo grande número de carros e pessoas circulando sejam minimizados. A Destra elaborou um esquema que, ao interditar parte do centro, possibilita exatamente que as pessoas cheguem e saiam dos polos de animação de forma ordenada e tranquila.

Como foi o processo de montagem da programação dos polos e atrações? Como surgiu a ideia de levar a festa para as dez comunidades da área rural de Caruaru?

A ideia de descentralização foi justamente pra levar, de volta à zona rural, a festa que, lá no início, acontecia nos sítios, nas fazendas e que foi, aos poucos, sendo trazida para o centro. Fizemos uma experiência o ano passado e deu tão certo que ampliamos de quatro para dez localidades. Ganha a população daquela localidade e ganham as pessoas da cidade que querem desfrutar a essência da festa com toda a infraestrutura que os outros polos do centro têm.

Wesley Safadão e Raquel Lyra – Crédito: Reprodução do Instagram

O São João começa a ser organizado com quanto tempo de antecedência?

O planejamento do São João começa já na reunião de avaliação da festa que acabou de acontecer. Ali, vemos os acertos, as falhas e já começamos a traçar metas para o próximo. Buscando alternativas, financiamentos, tratando da parte burocrática e jurídica. Enfim, levando em consideração todo o cuidado que a coisa pública exige.

Quais os maiores desafios em manter o Maior São João do Mundo?

Possibilitar que uma festa, que atrai milhões de pessoas à nossa cidade, consiga manter a alma da cultura e do povo caruaruense e, ao mesmo tempo, esteja antenada com o que está acontecendo no mundo. Com essa equação resolvida, nós partimos para o planejamento de execução das coisas práticas que impactam o dia a dia da cidade, com o cuidando necessário para questões como mobilidade e segurança, por exemplo.

Raquel Lyra quando criança no São João de Caruaru – Crédito: Acervo Pessoal

Além das apresentações artísticas, a festa também atrai multidões em torno do festival de comidas gigantes. Como surgiu?

É uma tradição que nasceu da alma dos caruaruenses. No caso específico das comidas, que já acontecem há mais de 25 anos, é uma festa que vem crescendo, as pessoas se reúnem em associações, buscam patrocínio e vão fazendo o autêntico São João, que é uma festa originalmente feita por amigos e as famílias. Ao poder público, cabe apenas apoiar e reconhecer a importância.

 

Author: Eduarda Andrade

Compartilhe este post