Conheça Carla Pimenta, maquiadora especialista em visagismo no Recife

Conheça Carla Pimenta, maquiadora especialista em visagismo no Recife

Morando no Recife há dois anos, Carla Pimenta é uma das maquiadoras requisitadas na cidade. Natural da cidade de Passos, no Sul de Minas Gerais, ela já passou 10 anos de sua vida trabalhando nos melhores salões de Belo Horizonte. Carla começou no mundo da beleza como cabeleireira, mas sua maquiagem se sobressaiu e ela acabou investindo no universo dos pincéis, sombras, batons e afins. “Comecei no ramo da beleza como cabeleireira e a maquiagem foi acontecendo aos poucos na minha vida. Comecei a me dedicar mais a maquiagem de uns três anos para cá, fiquei mais focada. Ela me abriu portas, me deu visibilidade”, revela.

Carla Pimenta, atualmente atende no Studium Maison, em Boa Viagem – Crédito: Arquivo pessoal

No currículo, Carla tem o certificado de visagismo, curso que consiste em salientar as características físicas do rosto, que geralmente pode ser feito através da maquiagem, de um corte, coloração ou penteado no cabelo. Um dos pontos mais comentados e que lhe rende “fama na cidade”,  é a técnica strobing, na qual ela utiliza o contorno para realçar ou disfarças pontos do rosto. 

Além de todos os cursos que já fez para se manter atualizada na profissão, Carla ainda pretende investir em mais. “Vou fazer um curso com a maquiadora Priscilla Lessa ainda esse semestre e pretendo, até o fim do ano, fazer um com Ana Veiga”, revela. “Gostaria de realizar meu sonho da vida, que é fazer um curso com Kiko Milano, em Paris”, completou. Por todo seu destaque no universo da maquiagem, Carla foi indicada por Henrique Mello ao Prêmio Avon de Maquiagem, que tem entre os itens da premiação um ano de produtos da marca e cursos de aprimoramento técnico por meio de workshops com nomes nacionais e internacionais. E como forma de divulgar seu trabalho da melhor maneira nas redes sociais, a maquiadora está fazendo curso de fotografia. O motivo? Mostrar em detalhes a maquiagem finalizada, valorizando os melhores ângulos. Atualmente, atende no Studium Maison, em Boa Viagem, e se tornou requisitada entre a ala feminina. Conversamos com a maquiadora para entender um pouco sobre o universo da beleza e os truques na hora de fazer uma boa maquiagem, confira:

Crédito: reprodução/instagram

Quais são as principais exigências das pernambucanas ao solicitar uma maquiagem?
Chegam pedindo pele perfeita, porém não muito pesada. Também gostam muito de contorno e pele mais iluminada e leve. Minha maquiagem tem um diferencial: ela tem maior durabilidade, principalmente a pele. Além disso, trabalho muito com pó translúcido, que garante maior tempo de duração no rosto.

Cite três tendências atuais no universo da maquiagem.
O contorno veio pra ficar. Hoje ele é indispensável para uma maquiagem, realça o que tem de melhor e esconde o que não queremos mostrar/não gostamos. O delineador também está super em alta e é muito atemporal, além de combinar com qualquer maquiagem.

A blogueira Nanda Figueiras, maquiada por Carla Pimenta – Crédito: Reprodução do Instagram

Sua maquiagem é mais artística do que básica. Como definiu que queria seguir por este caminho?
Por minha maquiagem ter uma preparação de pele bem elaborada, ela é considerada artística. Demoro cerca de 20 minutos nessa preparação. E eu nem escolhi ir por esse caminho, mas minhas técnicas me levaram até ele.

A técnica de contorno tornou sua marca registrada. Como deve ser feito?
Já gostava dessa técnica e ela acabou entrando na minha vida através do visagismo – fiz um curso com Phillip Hallawell, em São Paulo – e adoro porque valoriza o rosto, além de proporcionar conforto as clientes.

Quais as cinco regras básicas da maquiagem?
Para mim é ter uma pele perfeita, não adianta fazer um olho lindo e a pele não estar boa. Selar bem a pele, para ter maior durabilidade é uma das regras básicas. Um bom spray finalizador; esfumar bem para não ficar nada muito marcado; um olho marrom, que é uma cor de transição, também é muito importante.

Quais os principais erros cometidos na hora de fazer uma maquiagem?
Um deles é na hora de tentar fazer contorno, ele deve ser muito bem feito, porque se não em vez de ajudar a esconder, ele vai ressaltar o que a cliente não quer. O delineado também. Ele é igual ao contorno, se você não sabe fazer, não tem mão firme, é melhor nem tentar, porque se não acaba deixando uma coisa feia.

O que significa Strobing no universo da maquiagem?
É aquela pele bem iluminada, inclusive adoro essa técnica e uso muito. São pontos de iluminação na ponta do nariz, osso acima da maçã do rosto, no queixo e embaixo da sobrancelha. Nos olhos, também é muito utilizado para iluminar o cantinho interno ou a pálpebra móvel.

A técnica do strobing foi aplicada nesta maquiagem –  Crédito: reprodução/instagram

Quais são os principais tons usados atualmente em sombras, blush, iluminador e batom?
Para as sombras, os tons terra. Tudo no marrom até o quase rosa. Uma pele bem feita e um esfumado marrom são essenciais. Já para o blush, o rosa queimado é perfeito. O contorno fica bom com tons frios, se usar o quente fica parecendo que pegou a sombra e passou no rosto.

Por que você escolheu o mercado de beleza para a carreira?
Comecei no ramo da beleza como cabeleireira e a maquiagem foi acontecendo aos poucos na minha vida. Comecei a me dedicar mais a maquiagem de uns três anos para cá, fiquei mais focada. Ela me abriu portas, me deu visibilidade e mesmo eu tendo começado a maquiar há um certo tempo, não me encaixo nos padrões de antigamente, me encaixo mais na maquiagem atual.

Como foi o início da sua carreira? Qual o maior desafio enfrentado?
Como eu fazia cabelo e maquiagem, acabou que a maquiagem teve um destaque maior. As pessoas começaram a me procurar mais pela maquiagem e eu sempre gostei desse meio. Não decidi que seria só maquiadora, minhas clientes que decidiram isso por mim. E um dos maiores desafios com certeza é trazer essa pegada de maquiagem artística para o Nordeste. Aqui, a maquiagem é quase nada e trazer essa pegada pra maquiagem social foi um grande desafio.

Quais são os custos iniciais pra alguém que quer se tornar maquiador?
Investir em bons cursos vips, que são cursos individuais. Vários maquiadores bons dão esse tipo de curso. Além disso, investir em bons produtos a nível internacional. Tem muito produto bom lá fora que aqui ninguém conhece, então é sempre bom ficar atento na internet.

Crédito: reprodução/instagram

Quais cursos você ainda pretende fazer para se manter atualizada na profissão?
Vou fazer um com a maquiadora Priscilla Lessa ainda esse semestre. E pretendo, até o fim do ano, fazer um com Ana Veiga. Considero Priscilla e Ana as melhores maquiadoras atualmente. Além disso, gostaria de realizar meu sonho da vida, que é fazer um curso com Kiko Milano, em Paris, na França.

Quais são os principais tópicos abordados nos seus cursos de automaquiagem?
Passo para as alunas o máximo de conteúdo sobre pele, informações a nível profissional mesmo. Ensino também um olho para o dia, que é leve. O que fica bem na coloração do rosto. Não ensino a fazer a maquiagem igual as que faço. E a princípio, os cursos são realizados nas segundas-feiras, mas pretendo fazer apenas até o final do ano. A partir do ano que vem, começarei a dar um curso de maquiagem para profissionais e provavelmente não vou conseguir conciliar os dois.

Crédito: reprodução/instagram

Qual a importância da maquiagem para a autoestima da mulher?
Maquiagem é tudo. Ela valoriza o que você quer valorizar e corrige o que não gostamos. Hoje, estamos em uma geração de mulheres muito bem resolvidas, bem mais empoderadas, mas que utilizam maquiagem porque gostam. É muito bom quando você se olha no espelho e se ama.

Ao elaborar a maquiagem, como você busca inspiração e chega ao resultado final?
Busco sempre conversar com a cliente, desde o momento do agendamento da maquiagem. Saber o que ela gosta e o que não gosta… Saber a imagem que a cliente quer passar, a ocasião da maquiagem e a roupa também são fatores importantes para que o resultado final fique bom. Às vezes elas trazem fotos e o rosto da modelo é diferente do dela, alerto que a maquiagem vai ficar diferente. Busco usar os mesmos tons e delineado, mas no final vai ficar diferente, até porque atualmente existem doze tipos de rostos diferentes.

O que não pode faltar na necéssaire de maquiagem de uma mulher?
Um filtro solar para proteger a pele, corretivo, pó translucido, rímel e blush.

Compartilhe este post