A camisa xadrez da Croácia

Desde que foi apresentada a todos, na Copa do Mundo de 1998, a camisa da Croácia sempre foi inconfundível, quadriculada em vermelho e branco, sempre levantando comparações com uma toalha de piquenique. E é com ela que a seleção vai disputar a sua primeira decisão, como já confirmou a Fifa, amanhã diante da França.

O que não deixa de ser uma ‘curiosidade’. Das seis partidas que disputou até aqui, a Croácia só pôde atuar com seu uniforme principal em uma, logo na estreia diante da Nigéria.

Mas, afinal de contas, por que o uniforme croata é assim?

Tudo passa, claro, pela paixão do país inteiro pelo quadriculado, um verdadeiro símbolo nacional presente no brasão e também na bandeira oficial. Já foram encontrados artefatos com o quadriculado que datam do século XV.

A história que explica como o quadriculado chegou até ali não é muito precisa e tem mais de uma versão. Mas vamos começar pela mais romântica e divertida de todas.

Diz a lenda que o rei croata Držislav foi capturado pelos venezianos em meio a uma guerra pelo controle da Dalmácia. O governante de Veneza, Pedro II Orseolo, descobriu que os dois compartilhavam uma paixão pelo xadrez e o desafiou: se Držislav o vencesse três vezes seguidas, ganharia sua liberdade.

O rei croata conseguiu e então decidiu eternizar o xadrez para sempre nas tradições do país.

Mas, claro, essa é apenas uma lenda!

Há outras explicações um pouco mais plausíveis. A mais difundida é que as cores representavam as duas etnias que viviam na Croácia, a vermelha e a branca. 

Independente da explicação, a camisa é uma grande inspiração, forma única de identificar a equipe. E o que todos os croatas querem é que ela também tragar sorte para a grande decisão!

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post