Pernambuco Avança discute inovação e investimento como matéria-prima no estado

Pernambuco Avança discute inovação e investimento como matéria-prima no estado

Francisco Saboya – Crédito: Thalyta Tavares/Esp.DP

A Arcádia do Paço Alfândega recebe, nesta quarta-feira, um evento organizado pela AMCHAM Recife e a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Pernambuco – Assespro-PE. O Pernambuco Avança reúne um time de empresários e especialistas para discutir sobre  inovação e conhecimento como as principais matérias-primas do estado, que usa da tecnologia para gerar valor nos negócios e ao mesmo tempo, impactar positivamente a sociedade.

O evento, que começou às 8h e segue até às 18h, conta com quatro painéis, em que são discutidos os temas “Ecossistemas de empreendedorismo no Brasil e no mundo”; “Os quatro por quês: por que estou aqui? por que continuo aqui?  por que invisto? por que tentei investir?”; “(Re)agir, (Re)adaptar e (Re)inventar”. Cases com palestras também na área de tecnologia e negócios ocorrem paralelamente às mesas redondas.

Ítalo Nogueira, presidente da Assespro-PE e PB – Crédito: Thalyta Tavares/Esp.DP

No primeiro painel, Ecossistemas de empreendedorismo no Brasil e no Mundo, participaram Francisco Saboya, CEO do Porto Digital; Daniel Oliveira; Coordenador de Aceleração do SEED – Belo Horizonte; Daniel Leipnitz, CEO da ACATE – Florianópolis; Robert Janssen, CEO of OBr.global e VP ASSESPRO Nacional – USA e Ítalo Nogueira – CEO da CMTCH e presidente da Assespro PE e PB. Todos compartilharam suas experiências à frente desses conjuntos de empresas e como estas iniciativas vêm transformando a realidade do local onde atuam.

Francisco Saboya, à frente do Porto Digital, comentou sobre como a iniciativa vem impactando na realidade social do Recife. Segundo Saboya, o ecossistema, que completa 18 anos, emprega 8.500 pessoas, consolidando-se como uma “plataforma firme para dar suporte à modernização da sua base produtiva”, quando se fala em empreendedorismo e inovação da capital pernambucana. “Nem todos os estados ou cidades tem algo similar conectado com o mercado nacional e global”, completa o CEO, que está há 11 anos no comando do coletivo de empresas.

Francisco Saboya – Crédito: Thalyta Tavares/Esp.DP

De acordo com Ítalo Nogueira, presidente da Assespro-PE e PB, a edição do Avança Pernambuco deste ano surgiu para responder os seguintes questionamentos: como o estado está em relação ao seu ecossistema e como estão sendo cuidadas e como vem sendo a geração de novas startups locais. Para ele, o evento é importante para, além de ouvir outras experiências, ajudar a atrair o empresariado local mais tradicional. Nogueira acredita que, dessa forma, será possível fazer rodadas de negócios e gerar muitos investimentos e um futuro mais promissor para o Porto Digital. Além disso, ele cita um desafio, que é levar o ecossistema para o interior do estado.

“Atrair investimento, empresas e startups e o processo de interiorização são nossos desafios. Esse evento é um trabalho, uma base para que se comece a fazer isso. Escutar as boas experiências, o que eles vêm fazendo. Um evento como esse é uma discussão que a gente faz semanalmente dentro das nossas instituições”, explica o presidente da Associação de Empresas de Tecnologia da Informação em Pernambuco.

Author: Bettina Novaes

Compartilhe este post