Conheça Tio Bruninho: o músico infantil que domina o mercado para crianças

Conheça Tio Bruninho: o músico infantil que domina o mercado para crianças

Bruno César é o nome por trás de Tio Bruninho, o músico infantil que faz sucesso entre os pequenos – Crédito:Nando Chiappetta/DP

Chegar em um lugar e ter sua presença marcada por pessoas que reconhecem e admiram o que você faz é de fato recompensador. Bruno César, mais conhecido pela garotada como Tio Bruninho, é um exemplo disso. “Chegar numa escola onde eu não conheço ninguém e ver a professora cantando a minha música ou chegar em outro estado e ver as crianças usando minhas músicas como cantiga de roda é muito legal. Ver que minha obra se perpetua é o que me mantém compondo”, afirma o músico que dedica sua vida a alegrar e enriquecer a vida dos pequeninos.

Crédito:Nando Chiappetta/DP

Tio Bruninho, formado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), começou a trabalhar com crianças quando teve a oportunidade de ministrar aulas de iniciação musical numa escola particular. Para sua surpresa, a faixa-etária da turminha era bem diferente do que ele tinha em mente. “Achei que seriam crianças de 7 a 8 anos, mas quando eu cheguei lá eram crianças de 2 e 3 anos, do maternal”. O músico também afirma que não precisou de muito para se apaixonar pelo trabalho. “Logo no primeiro ano, eu me apaixonei por trabalhar com os pequenininhos e não larguei mais”, declarou Tio Bruninho.

Crédito:Nando Chiappetta/DP

Com mais de 10 anos de experiência em educação infantil e oito na produção e composição de músicas para esse nicho, Bruninho enxergou no desafio da profissão achar um repertório específico para essas crianças, a oportunidade de desenvolver o trabalho que marcaria a sua vida. O fato de o músico utilizar músicas autorais faz com que ele se deleite com cuidado em suas composições, para que a atenção da criançada seja conquistada. “No meu processo de composição, eu tenho um cuidado com as letras que estimulem o movimento e a capacidade de a criança se sentir parte da música. Fazer com que elas interajam com a obra e não cumpram um papel de mero espectador”.

Crédito:Nando Chiappetta/DP

Além da Banda do Tio Bruninho, Bruno César abrange outras áreas no universo das crianças. “Meu trabalho é bem diversificado. A minha empresa foi para o lado da educação, do comércio e do entretenimento e shows. O Tio Bruninho tem o parque de produção onde fazemos os shows, além de três DVDs lançados e cinco CDs. Já na parte educacional nós temos duas escolas: uma escola de música para iniciação musical, que fica no The Garden Open Mall, em Piedade, além de um espaço de artes que conta com aula de música, teatro, artes visuais e dança. Na parte de comércio temos uma loja, chamada loja do Tio Bruninho, especializada em instrumentos musicais para educação musical infantil”, explica Bruno César sobre o seu lado empreendedor.

Crédito: Nando Chiappetta/DP

Crédito: Nando Chiappetta/DP

Para ele é necessário o domínio de algumas habilidades que são fundamentais para que seu trabalho com o público infantil seja eficiente. “Saber dizer quando a atividade está agradando e quando as crianças estão interessadas é muito importante. É necessário ter essa percepção e saber mudar rapidamente para manter a criança engajada”, indica. Bruninho também pontua que tais habilidades são melhor desenvolvidas naqueles que lidam sempre com os pequenos. “Quem não trabalha com criança pequena não tem essa ótica de virar um planejamento rapidamente. Se eu percebo que algo não está funcionando muito bem eu não insisto. É necessário terminar logo e puxar para um outro caminho. Essa capacidade de interagir e conduzir as crianças é muito importante”.

Crédito:Nando Chiappetta/DP

Encantado pela sinceridade que as crianças demonstram, Bruno tem infinitos projetos. Além de seus shows, DVDs, loja e oficina, ele também pretende finalizar oito clipes para realizar mais uma coletânea de músicas para o próximo DVD. “Quero estar sempre me reinventando e procurando melhorar. Até o final do ano, pretendo também produzir uma série onde eu entrevisto músicos de instrumentos diferentes e realizo duetos com eles”, completa. Tio Bruninho também investe em sua própria série de desenho animado – que já possui alguns episódios disponíveis no YouTube. Apesar de tantos projetos futuros, Bruno César não perde os trabalhos atuais de vista. “Temos a intenção de segmentar tudo que está sendo feito. Precisamos dar conta disso e estar sempre se reinventando para os shows – que são autorais, produzidos com figurinos, em tema de datas comemorativas como o São João, Natal, Dia das Crianças e Carnaval”.

Compartilhe este post