Giro Blog

Recife pode ter duas montagens da Paixão de Cristo e uma contará com a participação de Bruno Garcia

Essa será a primeira exibição do espetáculo sem o envolvimento do idealizador José Pimentel – Crédito: Welligton Dantas/Divulgação

O Recife pode ter dois espetáculos da Paixão de Cristo em 2019! A família de José Pimentel, idealizador do texto original do peça, falecido em agosto deste ano, e a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) disputam judicialmente a marca, as datas e o espaço para exibição da montagem que ocorre todos os anos no Marco Zero durante a semana santa. Essa será a primeira exibição do espetáculo, que faz parte do calendário oficial da Prefeitura do Recife, sem o envolvimento do grande artista e idealizador.

Na manhã desta sexta-feira, a Apacepe, que apresenta há mais de 20 anos e assina a peça até 2017, anunciou, em coletiva de imprensa, uma nova edição do espetáculo. Sob o título Jesus, a Luz do Mundo, o enredo contará com 80% do elenco da tradicional apresentação encenada todos os anos ao ar livre, novo texto dirigido por Carlos Carvalho, novos figurinos e cenários móveis. O grupo, liderado por Paulo de Castro, já iniciou os ensaios há um mês e tem cerca de 200 pessoas estão envolvidas no projeto. De acordo com a associação, a peça será apresentada nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2019.

Coletiva da Apacepe – Crédito: Juliana Aguiar/Esp.DP

Do outro lado, Lilian, a filha de Pimentel, e o advogado da família Rodrigo Scholtz, estão elaborando uma apresentação em parceria com a Gama Produção, a mesma produtora da Paixão de Cristo realizada no ano passado. A filha conta que entrou com uma ação no Tribunal de Justiça, pedindo que o nome do pai não seja associado ao texto que está sendo elaborado pela Apacepe. Lilian alega já ter reservado o solo do Marco Zero, entre os dias 5 e 22 de abril do próximo ano, e pretende exibir o espetáculo do dia 18 ao dia 21 de abril, com Hemerson Moura interpretando Jesus pela segunda vez consecutiva. Com o parecer da Prefeitura do Recife em mãos, a filha do artista comprova a reserva da área e fala já ter todo o roteiro preparado.

A apresentação preparada pela Apacepe, de acordo com Paulo de Castro, pretende honrar o artista e amigo José Pimentel e ressalta os anos de trabalho juntos. Paulo garante que tem a autorização da Prefeitura, Lei Rouanet, patrocínios e contrato com a Empetur. E espera receber, em breve, a verba para dar início à produção do evento. No elenco, a novidade é o ator pernambucano Bruno Garcia como Jesus. O artista conta que participou, há alguns anos, do espetáculo enquanto ainda era adolescente. Na época, segurou a bacia onde Pilatos lavava as mãos. Depois se tornou um dos apóstolos e agora se prepara para ser o grande protagonista da encenação bíblica.

Author: Juliana Aguiar

Compartilhe este post