Dona de pousadas em Fernando de Noronha, Kátia Peixoto fala da carreira e os desafios de empreender na ilha

Dona de pousadas em Fernando de Noronha, Kátia Peixoto fala da carreira e os desafios de empreender na ilha

Katia Peixoto – Crédito: Geraldo Donald/Divulgação

Fascinada por uma arte que emociona, Kátia Peixoto nunca teve dúvidas que a arquitetura era a carreira que ela queria seguir. “Talvez a minha paixão esteja associada a arquitetura por ser o campo que impressiona pelos espaços que cria e pelo que acolhe”, reflete. Por 20 anos, se dedicou inteiramente aos projetos e planilhas, depois decidiu investir em um segmento que sentia falta na cidade, o setor de revestimentos e mármores importados. Atualmente, é sócia diretora da Pleno Revestimentos, além de comandar dois empreendimentos em Fernando de Noronha, a famosa Pousada Morena e a mais recente, Pousada Colina Spa.

Ligada ao ramo hoteleiro, Kátia destaca a logística como o grande desafio para empreender na ilha, mas a recompensa em ter uma vista privilegiada ao cenário é reconfortante. Pensando nisso, Kátia já está de olho em um novo negócio, a Pousada Paraíso, também na ilha, mas que ainda está em fase de reformulação e sem data para inauguração. Para dar conta de todas as demandas, ela conta com o auxílio do marido, Eduardo Henrique e da filha, Maria Eduarda. E não tem medo dos desafios. “Todo dia temos que acordar com um sonho novo, mesmo que seja pequeno, que seja diário. Isso faz a gente viver bem e é um grande motivador. Eu acredito em dedicação e foco, são os grandes segredos”, revela. Tudo que Kátia se propõe a fazer tem doação e capacitação diária.

O que te levou a escolher o ramo da arquitetura? 
A arquitetura sempre foi minha escolha, desde muito cedo, eu nunca tive dúvidas da profissão que eu seguiria. Talvez por ser o campo da arte que mais me emociona, pelos espaços que cria, pelo que acolhe…. Eu fiz arquitetura e exerci em escritório por quase 20 anos.

Como você define o seu trabalho atualmente?
Há 10 anos, surgiu a oportunidade de abrir uma loja, a Pleno Revestimentos. A iniciativa partiu da carência do mercado no segmento de revestimentos que eu sentia enquanto arquiteta. Então, a Pleno veio exatamente para suprir a necessidade desse nicho de mercado, com mármores importados e revestimentos especiais. O foco é o luxo e o desejo de apresentar sempre produtos de primeira linha para os nossos clientes. Hoje, eu divido esse trabalho com a minha filha, Maria Eduarda. Ela é advogada e trata diretamente a área de comércio exterior. Há cinco anos, surgiram as pousadas em Fernando de Noronha. Um novo desafio, mas extramente gratificante e desafiador porque era um campo novo, tanto pra mim quanto pra Eduardo, meu marido. Assim, divido minha rotina de trabalho entre a Pleno e as pousadas.

Kátia Peixoto e o marido, Eduardo Henrique Oliveira – Crédito: Thayse Boldrini/DP

Você se sente realizada em desenvolver o seu ofício todos os dias?
Em todo segmento, em todo projeto, enfrentamos desafios, talvez isso seja o motivador. Na Pleno eu tive desafios. Eu tinha o desafio administrativo, a importação, um negócio novo, complexo, mas eu tive o total apoio de Eduardo e vencemos essa etapa.

E sobre a nova pousada de Noronha, quais as novidades?
A pousada Colina já em funcionamento desde agosto, concluindo apenas alguns detalhes. É uma pousada de luxo, com vista privilegiada, no mesmo patamar da Pousada Morena, porém com uma estrutura mais exclusiva. Com projeto assinado por Humberto e Analice Zirpoli, a estrutura é formada por bangalôs, cada uma com uma piscina particular. O restaurante é voltado só para os hóspedes, temos academia, sauna, SPA, piscina de borda infinita e área de relax. O nosso público alvo são os casais, não recebemos crianças.

Crédito: Instagram/Reprodução

Crédito: Instagram/Reprodução

Quais os maiores desafios de realizar projetos na Ilha?
O grande desafio é a logística. Temos todos os benefícios do local, é um paraíso, mas esse fator traz dificuldades inerentes aos negócios.  Além da questão de formar uma equipe que se propõe a morar em Fernando de Noronha. Precisamos de pessoas que não apenas se proponham a mudar de trabalho, mas também mudar de vida.

Tem outros investimentos em Noronha? 
A Pousada Morena, a mais antiga, com vista para a Praia da Conceição.  E a Paraíso que passou por um processo de negociação, mas já está conosco e deve passar uma remodelagem para chegar ao padrão das outras duas.

Crédito: Instagram/Reprodução

Crédito: Instagram/Reprodução

Na profissão, você realizou algum sonho pessoal? 
Acho que toda conquista é recompensadora, acredito que em todo projeto existe desafios. Todo dia temos que acordar com um sonho novo, mesmo que seja pequeno, que seja diário. Isso faz a gente viver bem e é um grande motivador. Eu acredito em dedicação e foco, são os grandes segredos. Tudo que você se propõe a fazer tem que ter doação e capacitação diária, aprendendo coisa nova todos os dias.

 

Author: Juliana Aguiar

Compartilhe este post