Bênção é a inspiração para o nome do ateliê de doces assinado por Alexsandra Barbosa

Bênção é a inspiração para o nome do ateliê de doces assinado por Alexsandra Barbosa

Crédito: Arquivo Pessoal

Abençoada. O nome que dá origem ao conhecido ateliê de doces Benta Brigaderia, surgiu espontaneamente de uma conversa entre amigas e remete a uma bênção divina. “Ela me acha uma pessoa muito abençoada e grata à Deus por tudo que conquistei”, conta. A marca é assinada por Alexsandra Barbosa que já atua no ramo há dez anos. Entre um curso e outro, e muitos testes de chocolates feitos por hobbie, a loja foi sendo construída e a empresária acabou enveredando no ramo de forma natural. A empresa nasceu no Rio de Janeiro em 2008, enquanto Alexsandra morava lá, mas foi instalada no Recife seis anos depois. De acordo com ela, a missão do empreendimento é entregar um chocolate com excelência de qualidade, combinando blends dos melhores chocolates do mundo com a experiência e segredos de família. “São produzidos, ao todo, 100 sabores de Brigadeiros Gourmet e Chocolates. Além de cinco opções de massas de bolos (branco, ao leite, coco, canela e limão), quem podem ser naked e semi naked, e contam com dez variações de recheios”, explica.

Crédito: Instagram/Reprodução

Crédito: Instagram/Reprodução

E a inspiração para toda essa produção vem do trabalho.”Nós estamos sempre fazendo cursos, viajando, realizando pesquisas de mercado para conhecer novos produtos e desenvolver novos sabores. Além de ficar sempre atentos às tendências da pâtisserie”, conclui. Para o natal, Alexsandra conta que está com cardápio especial, que vão de panetones trufados e caixas de chocolates à bolos com recheios de cenoura e pistache e mini bolos. A Benta vem crescendo e já aposta em um novo plano para 2019: reforçar as vendas em corners, uma espécie box, que serão espalhados pela cidade para atender o público de varejo e pronta entrega, que não é o nosso forte da marca. Confira a entrevista completa:

Qual a proposta da Benta Brigaderia?
A Benta nasceu no Rio de Janeiro em 2008, enquanto eu morava lá. O início foi natural. Comecei fazendo chocolates e brigadeiros por hobbie e depois segui fazendo cursos. Hoje em dia, a Benta tem seis anos no Recife e a nossa missão é entregar um chocolate com excelência de qualidade. Por isso, temos um forte compromisso com o cliente final. Os nossos produtos são 100% artesanais e cumprimos o horário de entrega rigorosamente para fornecer sempre doces frescos. 

Como foi criada a marca e como foi escolhido nome Benta?
O nome que dá origem a marca vem remete a benção. Fiz um dos curso com uma amiga de longas datas e ela me indicou esse nome por me achar uma pessoa muito abençoada e grata à Deus por tudo que conquistei. A marca, que é uma mandala, foi pensada por uma agência de publicidade paulista, junto comigo.

Crédito: Instagram/Reprodução

Quais são os produtos fornecidos pela marca?
Brigadeiros Gourmet e Chocolates, com uma diversidade de 100 sabores. Além de cinco opções de massas de bolos (branco, ao leite, coco, canela e limão), quem podem ser naked e semi naked, e contam com dez variações de recheios.

Quantos funcionários trabalham na Benta?
Eu acompanho pessoalmente a produção todos os dias. Nosso quadro conta com 14 funcionários e com seis que trabalham de quarta a sábado nos períodos que a demanda aumenta, isso normalmente ocorre entre setembro e dezembro e entre março e abril.

Crédito: Arquivo Pessoal

O que inspira o trabalho na Benta?
Nós estamos sempre fazendo cursos, viajando, realizando pesquisas de mercado para conhecer novos produtos e desenvolver novos sabores. Além de ficar sempre atentos às tendências da pâtisserie. 

Quais são as novidades para o período natalino?
No natal estamos com cardápio especial. Em nosso catálogo, contamos com panetones trufados e caixas de chocolates sakura (formato de flor), borboleta, árvore de natal e presentinhos. Além pote de bolas de chocolate, bolos com recheios de cenoura e pistache e mini bolos.

Crédito: Instagram/Reprodução

Quais os produtos mais vendidos?
Os chocolates que mais saem são as combinações frutadas de frutas vermelhas com maracujá e o de Nutella com Ovomaltine. Entre os brigadeiros, destaque para os churros, abacaxi e queijo do reino que são os campeões de vendas.

Qual a matéria prima usada para desenvolver os chocolates?
Na Benta, nós trabalhamos com chocolates da marca belga Callebaut e leite condensado Nestlé. 

Crédito: Instagram/Reprodução

Os chocolates Sakura (formato de flor) e Borboleta seguem alguma tendência por terem um aspecto metalizado?
Sim. Os corantes metálicos são uma tendência tanto pra varejo quanto para festas de casamento e quinze anos. Eles deixam são comestíveis e deixam o chocolate com aspecto mais bonito. São também dele fácil aplicação e pegam bem em chocolate ao leite e branco.

Crédito: Instagram/Reprodução

Onde podem ser feitas as encomendas?
O cliente pode fazer os pedidos diretamente no Atelier da Benta ou por telefone. Para o mês de dezembro temos um corner, uma espécie de box, na A Maison, especialmente para o Natal. E, normalmente, contamos com um prazo de 48h para entrega do pedido. 

Quais os planos de investimento para 2019?
A nossa ideia é reforçar os corners e espalhá-los pela cidade para atender o público de varejo e pronta entrega, que não é o nosso forte. Isso ainda é um planejamento nosso e deve se tornar uma realidade em 2019. Sobre os doces, ainda não desenvolvi projetos para os novos catálogos. Estamos idealizando também catálogos especiais para datas comemorativas, como Páscoa e Dia das Mães.

Author: Juliana Aguiar

Compartilhe este post