Alceu Valença levará o Bicho Maluco Beleza para o seu quinto ano em São Paulo

Alceu Valença levará o Bicho Maluco Beleza para o seu quinto ano em São Paulo

Alceu Valença bateu um papo com a equipe do Blog João Alberto para contar os planos para o ano de 2019. Ele é atração do Réveillon Parador, segunda-feira – Crédito: Shilton Araujo/Esp.DP

Alceu Valença já começou os preparativos para o carnaval. Ele canta no Réveillon do Parador, no Recife, na próxima segunda-feira, e depois segue para uma temporada de descanso em Portugal. Na volta, a agenda é intensa. Shows em Pernambuco, no Rio de Janeiro e o tradicional bloco Maluco Beleza, que ganha mais uma edição em São Paulo, dia 23, com um desfile nos arredores do Parque do Ibirapuera. Em entrevista exclusiva ao Blog João Alberto, Alceu revela que tem muitos planos para 2019, inclusive shows em Nova York, e uma possibilidade de um segundo volume das Valencianas, com músicas que ficaram de fora da primeira versão. “Por exemplo, Como Dois Animais, cujo arranjo apresentamos pela primeira vez no concerto do Teatro Guararapes, há dois meses. É sempre gratificante cantar ao lado destes músicos incríveis regidos pelo maestro Rodrigo Toffolo, da Orquestra Ouro Preto”, contou o artista. “Vamos entrar 2019 em altíssimo astral”, completou. Confira o bate-papo:

Alceu Valença já está nos preparativos para o carnaval – Crédito: Shilton Araujo/Esp.DP

Qual foi a maior realização na carreira em 2018?
Minha maior realização é estar no palco. Palco é vitamina. Tem gente que fica nervoso, treme, sente vontade de fazer xixi… Pra mim sempre foi uma coisa natural estar no palco. É o lugar onde sempre me sinto feliz. E este ano foram mais de 80 shows. Foram shows com banda, acústico, shows de carnaval, de São João, varias apresentações com o Grande Encontro. Tivemos ainda as Valencianas, que apresentamos pela primeira vez no Recife. E agora vou fazer um show no Réveillon Parador com meus grandes sucessos. Vamos entrar 2019 em altíssimo astral.

E previsão para uma nova turnê do Concerto Valencianas?
Há possibilidade de um segundo volume das Valencianas, com músicas que ficaram de fora da primeira versão. Por exemplo, Como Dois Animais, cujo arranjo apresentamos pela primeira vez no concerto do Teatro Guararapes, há dois meses. É sempre gratificante cantar ao lado destes músicos incríveis regidos pelo maestro Rodrigo Toffolo, da Orquestra Ouro Preto.

Alceu tem planos de shows em Nova York no meio do ano que vem – Crédito: Shilton Araujo/Esp.DP

Como é a experiência de cantar acompanhado de uma orquestra?
É maravilhoso. Gravamos o DVD em 2013, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Ganhamos o Prêmio da Música Brasileira como o melhor álbum de MPB e eu engatinhei de smoking no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro quando fui receber o troféu (risos). Ter minha obra executada por uma orquestra deste nível é uma verdadeira consagração.

Qual será o roteiro de Alceu neste carnaval? Comandará o tradicional bloco em São Paulo?
Já estamos esquentando as turbinas para o carnaval. No dia 10 de fevereiro estarei na Casa Olinda Tropicana para cantar frevos ao lado da Orquestra de Spok. Faremos a Fundição Progresso no Rio no dia 16. O Bicho Maluco Beleza vai para o seu quinto ano em São Paulo, dia 23, com um desfile nos arredores do Parque do Ibirapuera. E nos dias oficiais de folia, que este ano caem na primeira semana de março, volto ao meu Pernambuco para comandar o maior carnaval do Brasil.

Como Alceu descreve Olinda antes dos dias da folia de carnaval?
Olinda tem a paz dos mosteiros da Índia, como digo na minha música. A cidade para a qual já dediquei tantas canções, e mesmo álbuns inteiros, permanece uma fonte de inspiração para mim. Durante o carnaval, ela revela sua face festeira, irreverente, apoteótica. Seja em um período ou no outro, minha Olinda é sempre sem igual.

Author: Thayse Boldrini

Compartilhe este post