Monobloco, Natiruts, Alcione e Cordel do Fogo Encantado entre as atrações do Carnaval do Recife

Monobloco, Natiruts, Alcione e Cordel do Fogo Encantado entre as atrações do Carnaval do Recife

Paralamas do Sucesso, Natiruts, Cordel do Fogo Encantado, Alcione e Monobloco entre os artistas confirmados no Carnaval do Recife- Fotos: Divulgação dos artistas

As atrações do carnaval do Recife foram divulgadas na manhã desta quarta-feira, em coletiva de imprensa comandada pelo prefeito Geraldo Julio, no Paço do Frevo. Estiveram presentes também o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, a secretária de Cultura da cidade, Leda Alves, o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, e a primeira-dama Cristina Mello, ao lado dos homenageados Belo Xis e Gerlane Lops. Os festejos vão tomar conta da cidade entre os dias 1º e 5 de março, em um clima de efervescência total. 

O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, a primeira-dama Cristina Mello e o prefeito Geraldo Julio na coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira, no Paço do Frevo  – Crédito: Nando Chiappetta/DP

Baiana System, Monobloco, Alcione, Fafá de Belém e Paralamas do Sucesso estão na programação. Outros nomes confirmados são Gaby Amarantos, Fundo de Quintal, Jorge Aragão e Leci Brandão, Natiruts, Jota Quest, entre outros. O Cordel do Fogo Encantado promete incendiar o Marco Zero na segunda de Carnaval (4) com o retorno em grande estilo ao Carnaval do Recife. Serão 45 polos espalhados aos quatro cantos da cidade, um a mais do que o ano anterior, incluindo o Segundo Jardim, com uma folia mirim no domingo de Carnaval (3 de março). Pelos polos passarão agremiações tradicionais, além de artistas da terra como Spok, Maestro Forró, Antúlio Madureira, Nena Queiroga, Almir Rouche, Almério e André Rio.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, comandou a coletiva no Paço do Frevo – Crédito: Nando Chiappetta/DP

Antecedendo a coletiva, Gerlane Lopes e Belo Xis cantaram juntos, em total clima de alegria. Do lado de fora, orquestra e sambistas animavam o público que passava pelas ruas. Na ocasião, o prefeito Geraldo Julio ressaltou a importância do arquiteto Carlos Augusto Lira para a história do carnaval da cidade e do trabalho desempenhado por ele durante mais de uma década dedicada à decoração das ruas do Recife. “Carlos Augusto decidiu abrir espaço para que novos nomes assinem a decoração, mas gostaria de lembrar que ele transformou a imagem do carnaval do Recife”. Em seguida, Geraldo agradeceu toda equipe de designers da Diretoria Executiva de Publicidade Institucional da Prefeitura responsável pela criação da marca da festa de momo para 2019, chamando todos para o palco, onde foram ovacionados. Neste ano, a festividade será guiada pelo espírito do carnaval de rua, pensada a partir do folião.

Para Rodrigo Novaes, secretário de Turismo do Estado, o carnaval deste ano vai ter um sabor diferente. “Eu descobri que meu lugar é o turismo, o carnaval, é uma energia diferente”, falou, entusiasmado. “A nossa proposta é fazer do carnaval um evento alegre e o papel do governo é promover segurança ao evento”, concluiu. 

O show de abertura do carnaval

Gerlane Lopes e Belo Xis, homenageados do carnaval do Recife – Crédito: Nando Chiappetta/DP

O show de abertura, idealizado por Dielson Pessoa com direção musical de César Michiles, será inclusivo, com
tecnologia que amplia o olhar para os dançarinos e movimentos da periferia. “A abertura vai dialogar com outros movimentos culturais como o hip hop, rap, funk e brega. Nossa expectativa é que o frevo atue como o grande fio condutor da festa”, revelou César. Em seis cenas, o espetáculo, intitulado O Carnaval de Todo Mundo trará à luz o caldeirão afro-brasileiro, a festa da periferia, batalha de passinhos, evolução de escolas de samba além do rolezinho do Centro Comunitário pela Paz (Compaz), com a atuação de corpo mirim de bailarinos da instituição, que possui unidades no Cordeiro e no Alto de Santa Terezinha. Os homenageados do Carnaval, Belo Xis e Gerlane Lops farão uma batucada em shows que terão as participações especiais de nomes como Péricles, Mariene de Castro, Pretinho da Serrinha e Marcelinho Moreira.

O palco do Marco Zero

Jota Quest é uma das atrações confirmadas no palco do Marco Zero – Crédito: Luan Mateus/Vagalume Comunicação – Rogério Resende/r2foto.com.br

No sábado (2 de março), o Marco Zero será palco de um projeto inédito que reúne os amigos Lula Queiroga, Pedro Luís, Roberta Sá e Marcelo Jeneci. No domingo (3), o samba  leva ao palco nomes como Leci Brandão e Alcione, além de Monobloco. Na segunda (4), será a vez da banda Cordel do Fogo Encantado, que retorna ao Carnaval em grande estilo. Quem também ocupará o palco será Jota Quest, além da banda Cascabulho, que celebra seus 25 anos de estrada com as participações especiais de Tony Tornado, Zezé Motta e Daúde. O tradicional encerramento, na terça de Carnaval (5), será com Alceu Valença, Elba Ramalho, e Spok Frevo Orquestra, que traz ao palco a atriz e cantora Tânia Alves, além de Gaby Amarantos. O Orquestrão saudará a quarta-feira de Cinzas em tom de despedida com o melhor do frevo local.

Polos infantis
A Prefeitura terá seis polos destinados aos pequenos, um a mais do que o ano anterior, incluindo o Segundo Jardim ganha atenção especial para os pequenos no domingo de Carnaval à tarde (3 de março). Além do já tradicional polo do Paço Alfândega, os Parques Dona Lindu, Santana, Jaqueira e Macaxeira irão atender a população com uma programação diversificada e diuturna. Outra novidade fica por conta da Praça do Arsenal, que contará com programação voltada para a garotada a partir das 16h, na terça (5).

Segue a programação completa anunciada pela Prefeitura do Recife:

MARCO ZERO

SEXTA-FEIRA (1)

Gerlane Lops
Maestro Forró, Nena Queiroga e Almir Rouche
Belo Xis

SÁBADO (2)

Lula Queiroga, Pedro Luis, Roberta Sá e Marcelo Jeneci
Fafá de Belém
André Rio, Quinteto Violado, Banda de Pau e Corda e Som da Terra
Paralamas dos Sucessos

DOMINGO (3)

Samba no Recife, convidados Adriana B e artistas locais
Leci Brandão
Alcione
Monobloco

SEGUNDA-FEIRA (4)

Gustavo Travassos, Belo Hortis, Luciano Magno e Coral Edgar Moraes
Jota Quest
Cascabulho, Zezé Mota, Daúde e Tony Tornado
Cordel do Fogo Encantado

TERÇA-FEIRA (5)

Alceu Valença
Gaby Amarantos
Elba Ramalho
Spok e Frevo Orquestra Tânia Alves
Orquestrão

ARSENAL

SÁBADO (2)
Claudio Almeida

Antônio Nóbrega
Tibério Azul
Geraldo Azevedo e Transversal Frevo Orquestra
Romero Ferro

DOMINGO (3)

Antúlio Madureira
Família Salustiano
Roberta Sá
Sagrama
Silvério Pessoa
Quinteto Violado

SEGUNDA-FEIRA (4)

Orquestra Santa Massa
Maestro Duda
Adiel Luna
Almério

TERÇA-FEIRA (5)

Coral Edgar Moraes/Getúlio Cavalcanti/ O Bonde
Maciel Salu
Ylana Queiroga e SKA Maria Pastora
André Rio

PÁTIO DE SÃO PEDRO

SÁBADO (2)

Dia da Diversidade

DOMINGO (3)

Maestro Edson Rodrigues
Romero Ferro
Marcelo Jeneci
Geraldo Azevedo
Lia de Itamaracá

SEGUNDA-FEIRA (4)

Belo Xis
Academia da Berlinda
Orquestra Henrique Dias
Siba
Dino Braia
Beto do Bandolim

TERÇA-FEIRA (5)

Bia Marinho
Isaar
Maciel Salu
Flaira Ferro

SAMBA DA MOEDA

SÁBADO (2)

Maria Pagodinho
Gerlane Lops
Paulo Perdigão
Xico de Assis
Belos Xis e Ramos Silva

DOMINGO (3)

Cybelle do Cavaco
Alex Ribeiro
Karynna Spinelli
Leno Galeria
Mesa de Samba Autoral.

SEGUNDA-FEIRA (4)

Wellington do Pandeiro
Adriana B
Paulo Viola do Recife
Luisa Pérola
Letto do Cavaco

TERÇA-FEIRA (5)

Telmo Santiago
Hilton de Oliveira
Cris Galvão
Selma e Nascimento
Aborto do Cavaco

POLOS CENTRALIZADOS

Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio do Terço, Praça da Independência, Rua da Moeda, Pátio de São Pedro, Cais da Alfândega, Mercado da Boa Vista e Aurora dos Carnavais.

POLOS CONCURSOS DE AGREMIAÇÕES

Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida do Forte.

BAIRROS

Brasília Teimosa, Linha do Tiro, Alto José do Pinho, Ibura de Baixo, Várzea, Cordeiro (Rua da Lama), Lagoa do Araçá, Campo Grande, Coelhos, Jordão Alto, UR-05 (Ibura), IPSEP, Roda de Fogo, Iputinga, Joana Bezerra/ Coque, Mustardinha, Barro, Santo Amaro/ Frei Casimiro, Areias, UR-2 (Ibura), Jardim São Paulo, Bomba do Hemetério, Chão de Estrelas, Nova Descoberta (Pátio da Feira) e Casa Amarela.

 

CORREDORES COMUNITÁRIOS

Morro da Conceição, Três Carneiros e Buriti.

 

Leia mais sobre o assunto:

Decoração do carnaval do Recife: Ruas do bairro do Recife receberão cordões e fitas

Sonoridade e texturas para a decoração do Carnaval do Recife

Adereços de carnaval: tiaras, glitter e acessórios garimpados no Centro do Recife

Author: Thayse Boldrini

Compartilhe este post