Giro Blog

Orca Kayla do SeaWorld morre aos 30 anos

Orca Kayla do SeaWorld morre aos 30 anos

Crédito: Reprodução/USA Today

Kayla, uma das orcas mais antigas do SeaWorld, morreu na manhã da última segunda-feira. A causa da morte, ainda não foi  identificada, será divulgada após uma perícia. De acordo com o SeaWorld, Kayla começou a mostrar sinais de desconforto na tarde de sábado. Sua condição piorou nos dias seguintes, e chegou a receber atendimento veterinário, mas não resistiu. “Toda a família do SeaWorld está profundamente triste com a perda”, afirmou a direção do parque. “Kayla inspirou várias gerações de convidados e funcionários do parque com uma lição de carinho sobre sua espécie”, completa. 

A expectativa de vida de orcas fêmeas são de aproximadamente 50 anos. No entanto, é possível que cheguem aos 80 ou até 90 anos se em um ambiente selvagem. Grupos de ativismo de direitos dos animais argumentam que àquelas mantidas em cativeiro tem uma expectativa bem menor. Kayla estava entre as últimas 20 orcas do SeaWorld, que além do parque na Flórida, também tem unidades nos estados da Califórnia e no Texas.

Em 2016, o SeaWorld informou que encerraria seu programa de reprodução de orcas em meio a críticas sobre como tratava os animais em cativeiro. O parque anuncionou que estava se afastando dos espetáculos teatrais de orcas, e se encaminhando para programas educacionais. Três anos antes da decisão, o documentário “Blackfish” contou a história de Tilikum, um animal que matou seu treinador em 2010.

No Twitter, a organização de defesa dos direitos dos animais PETA prestou uma homenagem ao animal e disse que, durante toda sua vida, Kayla nunca chegou a nadar no oceano. O gruplo planeja realizar dois protestos em memória da orca do lado de fora do parque em Orlado ainda nesta semana.”Enquanto nós reconhecemos que é tarde demais para ajudá-la, não é tarde demais para chamar a atenção para outros prisioneiros do SeWorld, que devem ser liberados em santuários o mais rápido possível”, escreveu a organização.

 

Compartilhe este post