A La Ursa ganha as ruas do Recife Antigo com o bloco lírico O Bonde

A La Ursa ganha as ruas do Recife Antigo com o bloco lírico O Bonde

Irreverente, o urso que ficou conhecido na década de 1950 e 1960, por sair junto ao seu caçador, este ano ganha uma roupagem mais moderna. Além de utilizar uma maquineta, para receber dinheiro nas opções de crédito ou no débito, o personagem vestirá algo mais atual. – Crédito: A La Ursa /Ed Machado

O bloco lírico O Bonde, realiza, neste domingo (10), a partir das 15h, mais uma edição da tradicional brincadeira que se popularizou no Carnaval entre os bairros pernambucanos. A concentração do desfile acontecerá em frente ao shopping Paço Alfandega, aonde a agremiação sairá pelas ruas em direção ao Bar do Mamulengo, local onde será finalizado a apresentação. O acesso à brincadeira será gratuito e para os que forem, “podem levar chocalho, apitos, panelas, pandeiros, tudo para fazer muito barulho”, pede Cid Cavalcanti, presidente do bloco. 

A brincadeira da la Ursa tem origem na Europa com os povos Ciganos que percorriam as cidades com animais selvagens. Presos a correntes, iam de porta em porta dançando e arrecadando moedas. É no século XIX, junto a grupos de imigrantes italianos, alguns deles ciganos ligados à arte circense, que o urso chega ao Brasil e entra no imaginário da cultura nordestina. No Recife, a brincadeira ocorre principalmente nas semanas que antecedem o carnaval. 

Compartilhe este post