Escultura do Galo da Madrugada de 2019 dá ênfase em sustentabilidade

Escultura do Galo da Madrugada de 2019 dá ênfase em sustentabilidade

O artista plástico Leopoldo Nóbrega apresenta o Galo Artesão – Crédito: Anamaria Nascimento/DP

Neste ano, o Galo da Madrugada, tradicional bloco de carnaval que agita o Sábado de Zé Pereira, terá a sustentabilidade como foco. O tema é assinado pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega e recebe o nome de Galo Artesão. Em sintonia com o Carnaval do Recife, as pontes que dão acesso ao Recife Antigo vão ter os pórticos de entrada com volumetrias iluminando o Bairro do Recife com cordas, fitas, tótens e bandas. 

Para abrilhantar a festa, cerca de 50% dos materiais de confecção da alegoria serão provenientes de reutilização de tecidos do Polo de Confecção de Pernambuco. A mão de obra para a produção das peças conta com uma rede de economia criativa formada por profissionais da comunidade da Bomba do Hemetério, destacando o papel do trabalho artesanal neste ano. 

Crédito: Leopoldo Nóbrega/Divulgação.

O Galo será apresentado com aproximadamente 20 metros de altura, enfeitado com biojoias e vestido de jeans reciclado do polo de confecções do Agreste pernambucano. A crista está sendo confeccionada com mangueiras plásticas e preenchida com conduítes. O projeto da escultura foi apresentada na terça-feira (12) e deve ter a montagem concluída até a véspera do desfile do bloco, no dia 1º de março. No ano passado, o designer Walther Holmes e o cenógrafo e iluminador Edson Lira foram os responsáveis pelo conceito visual do Galo. A ave tinha 25 metros de altura e pesava 3,5 toneladas.

Compartilhe este post