Mestres pernambucanos apresentam suas obras na Feira de Artesanato do Shopping Recife

Feira de Artesanato do Shopping Recife – Crédito: Bruna Costa/Esp DP
A Feira de Artesanato do Shopping Recife reúne mestres e artesãos e suas obras no Terraço do Shopping Recife até o próximo domingo (14 de abril), com entrada gratuita. A iniciativa de trazer um time de artesãos surgiu em parceria com Sebrae e curadoria de Luciano Roberto e César Santos. São 23 expositores com produtos variados e peças feitas de couro, madeira, cerâmica, metal, tecidos bordados e itens reciclados. O Blog João Alberto foi conferir de perto as novidades e descobriu trabalhos minuciosos e interessantes. “O estado de Pernambuco é riquíssimo em termos de cultura. São pessoas que trazem valor agregado, desde as histórias de cada artistas, até produtos vendáveis. Também quisemos unir com a gastronomia e propomos uma interação entre as duas linguagens”, explica Luciano Roberto, um dos curadores.

Peças utilitárias feitas de cabaça – Crédito: Divulgação
Entre os estandes visitados, conhecemos a artesã Nadja Lima, que mora em um sítio em Surubim. Há nove anos ela reutiliza a cabaça para criação de objetos decorativos. “Cuidamos desde o plantio do fruto até o produto final. São cerca de seis meses no sol para secar e podermos desenvolver uma peça”, explica. A coleção Risoflora, com vasos, fruteiras e petisqueiras, foi desenvolvida a partir de consultoria do designer Marcelo Rosenbaum através do Sebrae.

Cerâmicas produzidas no Cabo de Santo Agostinho – Crédito: Marina Simões/DP
O Mestre Nana, do Cabo de Santo Agostinho, ampliou sua oficina e conta com 15 pessoas na equipe para produzir peças de cerâmica para áreas gourmet e decorativas. Já o artesão José Abias da Silva, de Igarassu, desenvolve a arte dos gravetos – transformando pedaços de madeira em esculturas. “Não gosto de cortar nada. Uso as plantas mortas”, conta.

Arte produzida com caule da bananeira – Crédito: Marina Simões/DP
As camadas do caule da bananeira – seda, renda e a fita – são utilizada pelas artesãs de Igarassu para produzir sousplat, passadeiras, caixinhas, porta-retrato e até móveis. Outro trabalho mostrado na feira é a mistura do uso de cerâmica com couro para confecção de colares, brincos e outros acessórios. A arte da mestre Jacira Lucena é a coleção Maria Bonita, inspirada nas mulheres fortes do Sertão. O ateliê fica localizado em Olinda e oferece cursos para iniciantes.

Jacira Lucena – Crédito: Marina Simões/DP
A Feira de Artesanato está aberta ao público até o domingo, dia 14 de abril, e funciona de segunda a sábado, das 14h às 22h) e no domingo, das 13h às 21h. O espaço também conta com a presença dos chefes César Santos, Heleno Junior, Amanda Escobar e Nathalia Kelsch, oferecendo comidinhas regionais.
Confira quem circulou pelo evento:

Danielle Sá e Beto Café – Crédito: Bruna Costa/Esp DP

Mariana Passos e Nathalie Pontes – Crédito: Bruna Costa/Esp DP

Mariana Prosini, Cláudia Prosini, Cecilia Ferreira, Ana Prosini, Ricardo Rijo e Gabriel Rijo.

Joseane Cintra e Samylle Cintra – Crédito: Bruna Costa/Esp DP
