Giro Blog

Mestres pernambucanos apresentam suas obras na Feira de Artesanato do Shopping Recife

Mestres pernambucanos apresentam suas obras na Feira de Artesanato do Shopping Recife

Feira de Artesanato do Shopping Recife – Crédito: Bruna Costa/Esp DP

A Feira de Artesanato do Shopping Recife reúne mestres e artesãos e suas obras no Terraço do Shopping Recife até o próximo domingo (14 de abril), com entrada gratuita. A iniciativa de trazer um time de artesãos surgiu em parceria com Sebrae e curadoria de Luciano Roberto e César Santos. São 23 expositores com produtos variados e peças feitas de couro, madeira, cerâmica, metal, tecidos bordados e itens reciclados. O Blog João Alberto foi conferir de perto as novidades e descobriu trabalhos minuciosos e interessantes. “O estado de Pernambuco é riquíssimo em termos de cultura. São pessoas que trazem valor agregado, desde as histórias de cada artistas, até produtos vendáveis. Também quisemos unir com a gastronomia e propomos uma interação entre as duas linguagens”, explica Luciano Roberto, um dos curadores.

Peças utilitárias feitas de cabaça – Crédito: Divulgação

Entre os estandes visitados, conhecemos a artesã Nadja Lima, que mora em um sítio em Surubim. Há nove anos ela reutiliza a cabaça para criação de objetos decorativos. “Cuidamos desde o plantio do fruto até o produto final. São cerca de seis meses no sol para secar e podermos desenvolver uma peça”, explica. A coleção Risoflora, com vasos, fruteiras e petisqueiras, foi desenvolvida a partir de consultoria do designer Marcelo Rosenbaum através do Sebrae.

Cerâmicas produzidas no Cabo de Santo Agostinho – Crédito: Marina Simões/DP

O Mestre Nana, do Cabo de Santo Agostinho, ampliou sua oficina e conta com 15 pessoas na equipe para produzir peças de cerâmica para áreas gourmet e decorativas. Já o artesão José Abias da Silva, de Igarassu, desenvolve a arte dos gravetos – transformando pedaços de madeira em esculturas. “Não gosto de cortar nada. Uso as plantas mortas”, conta. 

Arte produzida com caule da bananeira – Crédito: Marina Simões/DP

As camadas do caule da bananeira – seda, renda e a fita – são utilizada pelas artesãs de Igarassu para produzir sousplat, passadeiras, caixinhas, porta-retrato e até móveis. Outro trabalho mostrado na feira é a mistura do uso de cerâmica com couro para confecção de colares, brincos e outros acessórios. A arte da mestre Jacira Lucena é a coleção Maria Bonita, inspirada nas mulheres fortes do Sertão. O ateliê fica localizado em Olinda e oferece cursos para iniciantes. 

Jacira Lucena – Crédito: Marina Simões/DP

A Feira de Artesanato está aberta ao público até o domingo, dia 14 de abril, e funciona de segunda a sábado, das 14h às 22h) e no domingo, das 13h às 21h. O espaço também conta com a presença dos chefes César Santos, Heleno Junior, Amanda Escobar e Nathalia Kelsch, oferecendo comidinhas regionais.

Confira quem circulou pelo evento:

Danielle Sá e Beto Café – Crédito: Bruna Costa/Esp DP

Mariana Passos e Nathalie Pontes – Crédito: Bruna Costa/Esp DP

Mariana Prosini, Cláudia Prosini, Cecilia Ferreira, Ana Prosini, Ricardo Rijo e Gabriel Rijo.

Joseane Cintra e Samylle Cintra – Crédito: Bruna Costa/Esp DP

Author: Marina Simões

Compartilhe este post