No Porto no dia em que Portugal ganhou a Taça das Nações

Encontrei a cidade do Porto, que normalmente exala animação, muito mais vibrante, diante da final da Liga das Nações, competição realizada pela primeira vez e que teve a disputa entre as seleções de Portugal e Holanda. A partida foi no belo Estádio do Dragão, que pertence ao Porto, com todos seus 46 mil lugares lotados. Tentei conseguir ingressos, mas foi mimpossível, nem mesmo com cambistas (que nem vi se existiam). A cidade se vestiu com a camisa da seleção portuguesa, em clima de festa total. Com direito também a alguns torcedores holandeses, facilmente identificáveis pela pele aolva e sempre com copo de cerveja na mão.

A comemoração da seleção portuguesa

         A ida para o estádio não era complicada, pois existe um metrô que para na porta e que liga todas as cidades em torno do Porto. Havia um forte policiamento, pouco usado, pois havia um clima cordial entre as torcidas. No final, Portugal venceu, por 1×0 e conquistou seu segundo título mundial, o primeiro foi na Eurocopa da França. E no final, a cidade virou uma enorme festa, com torcedores circulando por toda parte, os carros buzinando.

Na Tribuna de hOnra o presidente e o primeiro-ministro de Portugal

         A grande comemoração foi na Avenida dos Aliados, que fica em frente à Câmara municipal e que sempre é local das comemorações do time do Porto e ponto central das comemorações do Ano Novo e São João, o evento mais importante da cidade. Os jogadores portugueses chegaram em um ônibus abertos e na varanda do prédio exibiam a taça conquiastada, na mão do capitão, Cristiano Ronaldo. Como dia seguinte era feriado nacional em Portugal, a festa acabou durante mais de 24 horas. Bonita de ser vista. Junto fica a Praça da Liberdade, que tem um toque brasileiro. Uma estátua de Dom Pedro IV, rei de Portugal e imperador do Brasil. Ela foi inaugurada em 1866 e de autoria do escultor francês Anatole Calmels.

Avenida dos Aliados

            Para quem gosta de museus, a cidade do Porto é uma festa.  Destaca-se o Museu de Arte Contemporânea, um dos museus mais visitados de Portugal, onde obras de arte de vários artistas contemporâneos são, também, expostas. A Casa do Infante, datada do século XIII e onde terá nascido o Infante D. Henrique, é agora o museu medieval da cidade e arquivo distrital. Outras casas museu incluem a Casa-Museu Fernando de Castro, a Casa-Museu Guerra Junqueiro, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e a Casa-Oficina António Carneiro.

Dom Pedro IV

A sede da Prefeitura

A Prefeitura il8uminada para comemorar a conquista da Taça das Nações

Casa Museu das Artes

Author: João Alberto

Compartilhe este post