A maravilhosa doçaria de Aveiro, em Portugal

Créditos: Sheila Wanderley

            A culinária e a doçaria estão entre as muitas atrações de Aveiro, uma das mais belas cidades de Portugal. São incontáveis restaurantes, servindo especialmente pratos da culinária portuguesa e de frutos do mar. Um deles é a Adega do Evaristo, procurada não por turistas como pelos moradores da cidade, o que é uma garantia. Tive que enfrentar uma grande fila de espera, mas fui recompensado por dois pratos maravilhosos: o bacalhau com natas, um dos melhores que já provei e a regional Tripas à moda do Porto, que lembra muito nossa dobradinha. Mesmo só aceitando pagamento em dinheiro, nada de cartão de crédito, e com um serviço pouco cordial, vale a pena.

Adega Evaristo – Créditos: Sheila Wanderley.

         A doçaria de Aveiro é uma festa, com várias casas famosas, mas que têm uma característica que não agrada a todo mundo: o odor forte da gema de ovo. Tudo em função do doce mais famoso, os Ovos Moles de Aveiro, feitos com gema de ovo, muito macios e sabor forte. Porém de comer ajoelhado. As gemas são revestidas com hóstia e o doce vem em vários formatos, imitando formas do mar, como peixes conchas e estrelas, sendo mais um símbolo de Aveiro. Existe também outra iguaria de maravilhoso: as triplas de Aveiro, que são doces. E não podem faltar os pastéis de nata, oferecido em três tipos, conforme estejam mais ou menos torrados. E tem ainda a Bolacha America, um tipo de waffer criado em Aveiro. A gente sai de Aveiro com a vontade de voltar o mais breve possível.

Ovos moles de Aveiro – Créditos: Sheila Wanderley.

 

Créditos: Sheila Wanderley.

 

         A doçaria mais famosa de Aveiro é a Peixinho. Tem uma decoração linda, funcionários atenciosos e embalagens lindas, importante porque ninguém sai de Aveiro sem levar seus doces para os amigos. E para terminar uma passagem pelo Fórum, shopping aberto que já ganhou o título do centro de compras mais bonito da Europa. A gente sai de Aveiro com a vontade de voltar o mais breve possível.

Peixinho – Créditos: Sheila Wanderley.

 

Créditos: Sheila Wanderley.

 

Créditos: Sheila Wanderley.

 

Créditos: Sheila Wanderley.

 

Tripas à moda de Aveiro – Créditos: Sheila Wanderley.

 

Pasteis de nata de vários tipos – Créditos: Sheila Wanderley.

 

Fórum de Aveiro – Créditos: Sheila Wanderley. 

Author: João Alberto

Compartilhe este post