Aveiro: uma das cidades mais bonitas de Portugal

 Fotos: Sheila Wanderley

 

        

          Uma das cidades mais bonitas de Portugal, Aveiro é um charme só. Fica a 75 km do Porto, por uma autoestrada excelente é a conhecida como a Veneza Portuguesa, dominada pelo Rio de Aveiro, que José Saramago definiu como “um corpo vivo que liga a terra ao mar com um enorme coração.”

            Minha visita começou pela praia de Arte Nova, que tem um visual lindo, com praticamente todas as casas em madeira pintadas com listras brancas e de cores fortes e que são originárias dos antigos palheiros que serviam de armazém e abrigo aos pescadores. Na área existem muitas lojas de souvenirs e restaurantes especializados em frutos do mar.

            Depois, o centro da cidade, que é um verdadeiro deslumbre. Os canais, conhecidos como a Ria de Aveiro, cortam as pequenas ruas do centro histórico. Ou seja, lá, chamam o canal de ria e de molieiros os barcos que circulam por eles. Lembram as gôndolas de Veneza, mas apenas no formato. São bem maiores, capazes de levar até 20 pessoas. Têm sempre dois gondoleiros. Um comanda o barco, outro explica a história da cidade, das rias, do funcionamento dos canais. O passeio durante uma hora, passando por três canais.

            Outra diferença para Veneza é que na cidade italiana, o passeio custa 80 euros (R$ 360), para um e até seis pessoas. Em Aveiro, apenas 10 euros (R$ 45), que pode ser maior se o passageiro quiser comer alguma iguaria ou tomar um vinho do Porto. Uma curiosidade, são as proas dos barcos com imagens de humor.

            Outra atração é a ponte do amor, na verdade duas, onde os apaixonados colocam fitas com seus nomes. Imitação de outras pela Europa, onde os casais colocam cadeados com seus nomes.

             A gente sai de Aveiro com uma vontade enorme de voltar, o mais rápido possível. Uma cidade simplesmente inesquecível (Via TAP)

Proas com mensagens de humor

           

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post