Leonardo DiCaprio e Caetano Veloso foram alguns dos tantos artistas a se manifestarem contra o descaso em relação às queimadas na Amazônia. – Créditos: AFP/Reprodução/Bruno Kelly/Reuters.
A floresta amazônica, considerada o pulmão do mundo, está em chamas. O fato tem chamado a atenção do mundo todo nos últimos dias, levando vários artistas nacionais e internacionais a se manifestarem.
No exterior, o ator Leonardo DiCaprio, umas das estrelas do novo filme de Quentin Tarantino, Era uma vez… Hollywood, publicou no Instagram uma imagem do fogo devastando a floresta, acompanhada de uma mensagem: “É assustador pensar que a Amazônia — a maior floresta tropical do mundo, que cria 20% do oxigênio da terra e é basicamente o pulmão do planeta — está em chamas há 16 dias com literalmente nenhuma cobertura da mídia”. Também no Instagram, através dos Stories, a cantora Ariana Grande compartilhou um texto replicado por Demi Lovato. “Se você não é do Brasil e não tem ideia do que está acontecendo por lá, aqui vai. A maior floresta tropical do mundo está em chamas, pelo 16º dia. E a mídia não está nem aí pra isso” dizia. Outros famosos como Camila Cabello, Klóe Kardashian, Jessie J, Maluma e Demi Lovato se pronunciaram sobre o acontecimento.
Grande parte dos artistas no Brasil resolveram compartilhar imagens e textos sobre as queimadas em seus perfis no Instagram ou Twitter. Bruna Marquezine, Elza Soares, Daniel Alves, Taís Araújo, Luisa Sonza, Luan Santana e Leandra Leal, esta última chegou até a criticar a conduta do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e ressaltou os pedidos para uma investigação por improbidade administrativa. O cantor de MPB, Caetano Veloso, publicou fotos e textos falando sobre as queimadas, além de uma música onde canta sobre a defesa da floresta. Entretanto, quem deu uma verdadeira aula foi a cantora Anitta, que em cerca de 30 minutos criticou o posicionamento das autoridades e ressaltou a questão da preservação, também se posicionando sobre a tomada de terras indígenas e danos ambientais promovidos pela agropecuária. “Não existe economia que resolva o fato de não ter oxigênio”, afirmou. Também, a cantora Daniela Mercury chamou seus seguidores para participar de manifestações em defesa da Amazônia, que estão sendo organizadas por todo o país.