Giro Blog

Caetano Veloso, Leonardo DiCaprio e outros artistas se manifestam em defesa da Amazônia

Caetano Veloso, Leonardo DiCaprio e outros artistas se manifestam em defesa da Amazônia

Leonardo DiCaprio e Caetano Veloso foram alguns dos tantos artistas a se manifestarem contra o descaso em relação às queimadas na Amazônia. – Créditos: AFP/Reprodução/Bruno Kelly/Reuters.

A floresta amazônica, considerada o pulmão do mundo, está em chamas. O fato tem chamado a atenção do mundo todo nos últimos dias, levando vários artistas nacionais e internacionais a se manifestarem. 

No exterior, o ator Leonardo DiCaprio, umas das estrelas do novo filme de Quentin Tarantino, Era uma vez… Hollywood, publicou no Instagram uma imagem do fogo devastando a floresta, acompanhada de uma mensagem: “É assustador pensar que a Amazônia — a maior floresta tropical do mundo, que cria 20% do oxigênio da terra e é basicamente o pulmão do planeta — está em chamas há 16 dias com literalmente nenhuma cobertura da mídia”. Também no Instagram, através dos Stories, a cantora Ariana Grande compartilhou um texto replicado por Demi Lovato. “Se você não é do Brasil e não tem ideia do que está acontecendo por lá, aqui vai. A maior floresta tropical do mundo está em chamas, pelo 16º dia. E a mídia não está nem aí pra isso” dizia. Outros famosos como Camila Cabello, Klóe Kardashian, Jessie J, Maluma e Demi Lovato se pronunciaram sobre o acontecimento.

Grande parte dos artistas no Brasil resolveram compartilhar imagens e textos sobre as queimadas em seus perfis no Instagram ou Twitter. Bruna Marquezine, Elza Soares, Daniel Alves, Taís Araújo, Luisa Sonza, Luan Santana e Leandra Leal, esta última chegou até a criticar a conduta do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e ressaltou os pedidos para uma investigação por improbidade administrativa.  O cantor de MPB, Caetano Veloso, publicou fotos e textos falando sobre as queimadas, além de uma música onde canta sobre a defesa da floresta. Entretanto, quem deu uma verdadeira aula foi a cantora Anitta, que em cerca de 30 minutos criticou o posicionamento das autoridades e ressaltou a questão da preservação, também se posicionando sobre a tomada de terras indígenas e danos ambientais promovidos pela agropecuária. “Não existe economia que resolva o fato de não ter oxigênio”, afirmou.  Também, a cantora Daniela Mercury chamou seus seguidores para participar de manifestações em defesa da Amazônia, que estão sendo organizadas por todo o país. 

Confira o vídeo:

Confira as publicações:

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 

 

Um país em chamas. Vidas de todos os tipos ameaçadas pela irresponsabilidade e ganância do ser humano. 😔

Uma publicação partilhada por Paolla Oliveira (@paollaoliveirareal) a

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 

 

Não tem mais como compactuar com isso. Não tem mais como sermos governados por quem segue nessa onda de negacionismo. Não tem mais como contestar a estatística, a ciência, os dados. Não tem mais como aceitar esse ministro do Meio Ambiente. Se ele continua recusando os fatos, é porque há outros interesses, que não são a preservação do nosso bioma. Ontem, entidades de todo o país pediram que #RicardoSalles seja investigado por improbidade administrativa, por negligenciar o que acontece nesse momento. Vale lembrar tb que Salles já carrega uma condenação em seu currículo. A denúncia de 2016, é de quando estava à frente da Secretaria do Meio Ambiente de SP, e diz que o então secretário adulterou mapa ambiental pra beneficiar mineradoras. Em dezembro de 2018, saiu sua condenação: multa de dez vezes o seu salário da época e direitos políticos suspensos por 3 anos. Dois meses depois, Ricardo Salles era nomeado ministro do Meio Ambiente pelo presidente da República. É o fim da linha: ou pra essa gestão do Meio Ambiente ou pra Amazônia. O que vamos escolher?

Uma publicação partilhada por Leandra Leal (@leandraleal) a

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 

 

“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.” Greenpeace

Uma publicação partilhada por F e r n a n d a S o u z a (@fernandasouzaoficial) a

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 

 

É redonda, gira e está em chamas. Todos já vimos e lemos que a Amazônia está ardendo em chamas e que essa escuridão repentina em São Paulo pode estar relacionada com a pior queimada na região nos últimos cinco anos. De Rondônia chegam relatos de dias seguidos sem o azul do céu no horizonte. O curioso é que ontem mesmo eu, @leandraleal, @thainaduarteoficial e @caiapitanga falávamos sobre a importância da preservação e sobre o fato de as nossas atitudes diárias afetarem o futuro do nosso planeta. Nem sei mais se podemos falar em “futuro”, uma vez que já estamos testemunhando as consequências do descuido de nossas ações e políticas públicas ou falta delas. Alguns moradores de São Paulo coletaram um pouco da água da chuva de ontem, pós escuridão, com aparência barrenta e cheiro de queimado. Fico pensando ainda sobre o que pode acontecer com quem está respirando esse ar, o tanto de doenças respiratórias que podem vir em consequência disso, pra começo de conversa… E então, deixa mesmo queimar lá na Amazônia? Não vai acontecer nada sério no mundo se explorarmos desenfreadamente essas matas? Ontem tivemos um pequeno exemplo de que não é bem assim. Já passou da hora de nos importarmos e salvarmos o que ainda nos resta do amanhã. Falar sobre isso é apenas o primeiro passo.

Uma publicação partilhada por Taís Araujo (@taisdeverdade) a

Author: Alice Carvalho

Compartilhe este post