Depressão: algumas dicas para aprender a conviver bem com a doença 

Créditos: Divulgação

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, a depressão acomete cerca de 15% dos brasileiros, com maior incidência entre pessoas de 20 a 30 anos e acima dos 60 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão deverá ser, até 2030, a segunda maior causa da perda de qualidade de vida no mundo; é uma doença que ainda é pouco compreendida e que afeta o estado de humor e reduz a capacidade de sentir satisfação ou prazer com as coisas da vida. Considerando o grande número de pessoas atingidas pela enfermidade, o Blog João Alberto separou algumas dicas dadas pelo pesquisador Fabiano de Abreu, dadas em entrevista ao Jornal Continente, da Record News Catarinense. 

Confira:

1 — Veja o lado positivo em tudo

Em todos os acontecimentos ruins têm um lado positivo, seja que agora ou lá na frente descobriremos. Basta um pouco de criatividade para encontrá-lo e assim buscar o alívio necessário para não sofrer.

2 — Resolva a sua tristeza 

Não se permita acumular tristezas, procure um psicólogo, um amigo ou algo que te deixe mais confortável, para que assim sua dor seja vista e alguém possa te ajudar de alguma forma. 

3 — Resolva os seus problemas 

Não protele os seus problemas. Tenha em mente que em qualquer momento da vida, passaremos por fases conturbadas, mas elas existem para nos trazer experiências em momentos ainda mais difíceis. 

4 — Tudo na vida passa
Tenha ciência e convicção de que tudo na vida passa. Não tome medidas impulsivas, já que tudo se transforma, se modifica.

5 — O passado já passou

Não se prenda ao passado. Viva o melhor presente para que no futuro tenha as melhores recordações.

6 — Auto-reconhecimento 

Faça um auto-reconhecimento para saber lidar melhor com todo o universo que o faz ser o melhor de si.

7 — Desabafo de confiança 

Desabafe sobre o que te incomoda ou deixa-te triste com pessoas da sua confiança. A opinião do outro pode ajudar ou causar alívio.

8 — Ocupe o seu tempo 

Ocupe o seu tempo para cumprir as suas metas: sejam elas profissionais ou para o bem-estar físico.

9 — Aja agora

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, ou o marasmo e a falta de acontecimentos e resultados poderão resultar em uma fase ainda mais agravada da depressão.

10 — Transforme sentimentos e emoções

Use a sua ansiedade para ocupar o seu tempo com coisas úteis. Use a sua ira para transformá-la em criatividade, para assim obter novas conquistas. Deste modo, não terá tempo de pensar nas coisas ruins da vida e terá mais momentos felizes e de plenitude.

 

Author: Lívia Rosa

Compartilhe este post