Justiça condena empresa de Xand Avião por violar direitos autorais

A empresa Aviões do Forró Gravações e Edições Musicais LTDA, que o cantor Xand Avião é sócio, esta sendo condenada por violação de direitos autorais. A briga judicial teve início em 2014, quando os irmãos Arley e Allan Souza, vocalistas da banda Diboa, compuseram a música ‘Pra Lavar’, que não muito tempo depois de criada, virou hit. Na ocasião, os artistas tomaram conhecimento que Xand e a banda Aviões do Forró vinham se utilizando indevidamente da canção.
A composição estava sendo executada publicamente em rádios na versão da banda Aviões sem autorização, além de ter sido comercializada através da empresa Tray Services Tecnologia LTDA que se utilizou do refrão para compor o design de alguns de seus produtos. A empresa em questão também foi condenada neste processo.
As empresas citadas no processo foram condenadas a indenizar os autores da música pelos danos morais causados, na quantia equivalente a R$ 50 mil para cada um deles, acrescida de juros e correção monetária, além dos danos materiais, que serão apurados em fase de liquidação de sentença.
