Especial de Natal: Maria Lectícia Cavalcanti reforça a importância da data

Maria Lecticia e Jose Paulo – Créditos: Divulgação

Para a escritora, pesquisadora gastronômica e imortal da Academia Pernambucana de Letras, Maria Lecticia Cavalcanti, o Natal é tempo de celebrar. Lembrar o real significado da data e reunir as pessoas amadas ao redor da mesa para a ceia – a última, a maior e mais importante refeição do dia – está entre as tradições da família.

Apaixonada pela culinária, a época é um momento especial para apostar em pratos clássicos que, para Lectícia, devem ser compartilhados na ceia. “O Natal é desde aqueles primeiros tempos uma refeição compartilhada. Celebrando a própria epifania da vida”, comenta. Apostando nas receitas tradicionais, passadas de mãe para filha, com sabores que ficam eternizados na memória e trazem o gostinho da infância, o peru, pernil de presunto, bacalhau, pastel de festa e rabanada são alguns dos itens que não podem faltar na mesa. Figos, tâmaras, amêndoas, nozes e a castanha portuguesa complementam a fartura, que é um dos símbolos da temporada.

Na casa da família Cavalcanti a festa é celebrada na antevéspera natalina, reunindo filhos, netos e amigos, Maria Lectícia recebe com Jose Paulo, seu marido, os convidados para uma noite especial. “Para mim o principal é não esquecer o verdadeiro sentido do Natal. O Natal é uma manjedoura, um berço. É a possibilidade de renascer”, explica.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post