Durante o período de distanciamento social, testar habilidades na cozinha pode revelar um novo hobby ou tornar essa necessidade mais interessante. Foto: FreePik/Divulgação
Durante o período de distanciamento social, a maioria das pessoas está testando suas habilidades na cozinha, seja por hobby ou necessidade. Entre o almoço e o jantar do dia a dia, surgem ideias de sobremesas, lanchinhos e aperitivos: passando mais tempo em casa, é possível combinar o home office às descobertas gastronômicas e criar pratos saborosos que, em outro cenário, talvez não chegássemos a arriscar.
1. Cesar Santos @chefcesarsantos
O chef pernambucano tem aproveitado o período de distanciamento social para se dedicar à produção de vídeos para suas redes sociais. No Instagram (@chefcesarsantos), apresenta receitas variadas e de preparo acessível, reaproveitando ingredientes da geladeira e do armário. Entre as receitas compartilhadas pelo proprietário do Oficina do Sabor, estão o bolo de laranja Bahia e limão siciliano, frango ao molho de vinho tinto, bredo ao molho de coco e castanha de caju e gratinado de jerimum com camarão ao molho de coco.
Nutricionista formada pela USP e colunista do Estadão, Neide é referência em temas como PANCs (as plantas comestíveis) e alimentação de fabricação artesanal. No Instagram, ela compartilha receitas que são detalhas em seu blog, o Come-se. Entre os pratos mais conhecidos dela, estão o pudim na lata e a polenta com jiló, além de saladas, molhos e pães de fermentação natural.
O feed da nutricionista e natural chef pernambucana Débora Wagner é um convite apetitoso à alimentação saudável. Atualizada todos os dias com receitas acessíveis, a página reúne dicas de combinação criativa entre ingredientes comuns: “como não pensei nisso antes?”, você pode se perguntar diante dos posts. As receitas vão desde um café da manhã simples e funcional até preparos mais elaborados. Na lista, saladas, pães funcionais, bolo de cenoura, suco verde, caponata de berinjela, ovos rancheiros e caldo verde com mandioquinha.
Pernambucana radicada em São Paulo, Marcela conquista quem descobre seu perfil no Instagram ao combinar duas paixões e habilidades: a fotografia e a gastronomia. A harmonização de cores e os cenários produzidos por ela dão protagonismo aos pratos e criam um feed inspirador. Brownie de chocolate, torta de limão, cookies de chocolate branco com limão e lámen. Com Dani Neves, ela é autora do e-book O que faz parte da gente, no qual elas reúnem receitas e depoimentos pessoais.
O Instagram comandado pelos alagoanos Felipe Cordeiro e Bel C. tem movimentado a internet durante o período de isolamento social de combate ao coronavírus. Bel apresenta tutoriais em vídeos publicados nos stories da conta para compartilhar receitas diversas, entre lasanha, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, toast de abacate, coxinha, creme de abóbora, carbonara, pão de queijo e risoto de funghi.