Jair Bolsonaro trocou seis por meia dúzia

Ministro Nelson Teich

Empossado há 11 dias, o ministro da Saúde Nelson Teich assumiu a pasta com uma difícil missão: substituir o popular ministro Luiz Henrique Mandetta e guiar as políticas de saúde do Brasil para lidar com a epidemia do coronavírus. Enquanto seu antecessor saiu do governo por não concordar com a visão do presidente Jair Bolsonaro, Teich chegou afirmando que procurará meios de flexibilizar o isolamento social, como pede o chefe do Executivo. Mas até agora está fazendo exatamente a mesma coisa que Luiz  Henrique Mandetta. Ou seja, o presidente Jairt Bolsonaro trocou seis por meia-duzia.

Mas, por enquanto, pouca coisa mudou nas políticas de combate ao coronavírus — Wanderson de Oliveira, secretário de vigilância em saúde tido como um dos principais articuladores da estratégia do Ministério da Saúde para lutar contra a doença, permanece no cargo e ainda não foi substituído.

O novo ministro pretende que, daqui para a frente, exista uma reflexão maior em cima dos números divulgados diariamente pela pasta e afirma que vai tomar decisões a curto prazo, definidas por informações sobre a pandemia. Para ele, previsões para o futuro estão, em grande parte das vezes, erradas, e o mais seguro é focar no que se pode ter certeza e agir a partir daí.

Enquanto Mandetta mantinha relação próxima com os secretários de Saúde estaduais e municipais (via Conass e Conasems) e afirmava que os conselhos representavam uma das pernas que mantinham em pé o sistema de saúde brasileiro, Teich ainda não recebeu os representantes das entidades para conversar e os dois presidentes foram barrados da posse do novo ministro. O encontro deve acontecer na próxima semana. (Com informações do Metrópoles)

Author: João Alberto

Compartilhe este post