Vogue Brasil veicula capa polêmica em meio à pandemia de coronavírus

Vogue Brasil veicula capa polêmica em meio à pandemia de coronavírus

A Vogue Brasil de maio comemora os 45 anos da revista, mas parece alienada à pandemia, sobretudo quando comparada a outras publicações do ramo. Foto: Vogue/Divulgação

Na contramão de decisões editoriais de revistas de moda em todo o mundo, que têm buscado soluções criativas para se posicionar no contexto da pandemia de coronavírus, a Vogue Brasil escorregou no tom e gerou polêmica com sua capa de maio de 2020. Protagonizada por Gisele Bündchen, a publicação celebra os 45 anos da revista e sugere um “novo normal” diante do período delicado que a humanidade atravessa em função da Covid-19. O “novo normal”, porém, não se mostrou tão “novo” ou consciente como o público brasileiro esperava.

Enquanto outras publicações apostaram em capas sem foto, imagens de profissionais de saúde ou produções com marcas autorais de seus países, a Vogue Brasil percorreu um caminho desvinculado do momento vivido pelo Brasil, que segue na crescente de sua curva de contaminações por coronavírus e cumpre protocolos de distanciamento social. “O momento de reclusão nos faz, de alguma forma, reavaliarmos nossas vidas. É um convite a rever nossas prioridades e valores. A vida nos deu um chacoalhão e nos fez olhar não só para dentro de nós mesmos, mas para como agimos e nos relacionamos com o outro”, publicou Gisele em seu Instagram. A intenção externada por ela nas redes sociais, contudo, não fica clara para quem se depara com a capa em questão. Considerada um símbolo do padrão de beleza consolidado nos anos 1990, Gisele veste peças de grife e não faz o “link” esperado com o cenário da pandemia. “Nas páginas, refletimos sobre como a simplicidade é mais que uma tendência de moda, mas parte vital do ‘novo normal’”, diz o perfil da Vogue Brasil no Instagram.

View this post on Instagram

“O momento de reclusão nos faz, de alguma forma, reavaliarmos nossas vidas. É um convite a rever nossas prioridades e valores. A vida nos deu um chacoalhão e nos fez olhar não só para dentro de nós mesmos, mas para como agimos e nos relacionamos com o outro. Temos que estar bem para que o outro também fique bem, afinal, neste universo, estamos todos conectados. O que acontece em um lugar tem reflexo em outro. É assim com a natureza, é assim com as pessoas.” – Entrevista e editorial para Vogue Brasil em celebração aos seus 45 anos. O ensaio foi fotografado antes deste período de isolamento. Também concedi uma entrevista onde falo sobre o momento em que vivemos e sobre o fundo Luz Alliance, que criei para apoiar as comunidades que estão mais vulneráveis no Brasil. Espero que você e suas famílias estejam bem. Mandando muito amor e luz a todos. ❤️✨ “The moment of seclusion makes us, in some way, reassess our lives. It is an invitation to review our priorities and values. Life gave us a shake and made us look not only into ourselves, but at how we act and relate to each other. We have to be well so that the other is also well, after all, in this universe, we are all connected. What happens in one place is reflected in another. So it is with nature, it is so with people.” Interview and editorial for Vogue Brasil in celebration of its 45th anniversary. The editorial was photographed before this period of isolation, and I also gave an interview where I talk about the time we are living in and about the Luz Alliance fund, which I created to support the communities that are most vulnerable. I hope you and your families are well. Sending lots of love and light to everyone.

A post shared by Gisele Bündchen (@gisele) on

>> Julgamento nas redes

Nas redes, o público reagiu à capa da Vogue Brasil de maio. “Gisele incorpora o minimalismo e a simplicidade vestindo Prada? Se toca, Vogue Brasil”, publicou uma internauta. “Normal é tudo que não está nesse momento. Gisele na capa e Prada. Realmente normal…”, disse outra. “Se liga na nova realidade, Vogue”, pediu uma outra. “Isso é o velho normal!”, endossou mais um. Alguns seguidores contra-argumentaram que Gisele teria sido escolhida não somente por sua beleza, mas por seus trabalhos sociais e engajamento com causas em defesa da sustentabilidade e pelo combate ao coronavírus. Mas a polêmica estava feita.

A revista e a “cover girl” Gisele ressaltaram que o editorial e a capa já estavam prontos, tendo sido produzidos antes do período de isolamento coletivo e programados para a comemoração dos 45 anos da Vogue Brasil. O argumento, no entanto, não convenceu. Muitos leitores usaram as redes para sugerir que o material poderia ter sido armazenado e usado numa outra oportunidade, nos próximos meses, evitando a sensação de alienação – que contribui para estigmatizar o jornalismo de moda em momentos de crise como o atual.

Author: Larissa Lins

Compartilhe este post