Giro Blog

Anavitória e Tiago Iorc expõem desentendimento na web

Anavitória e Tiago Iorc expõem desentendimento na web

Tiago Iorc e Anavitória – Créditos: Reprodução/Instagram

Após o duo ter mandado uma mensagem para Tiago Iorc durante uma live e explicar alguns conflitos autorais sobre suas próprias canções compostas em parceria com ele, o cantor utilizou o Instagram para responder as meninas. No vídeo compartilhado por Iorc, ele faz uma referência ao empresário das artistas e ex-agente de carreira dele, Felipe Simas, apontando-o como a razão de negar parte dos direitos das músicas a elas. “Como vocês mesmas disseram, eu nunca deixei de liberar uma música para vocês e nem nunca vou fazer isso. A questão não é com vocês. Eu sei que os meus direitos estão resguardados, os direitos de vocês também, mas outras pessoas também se beneficiam com essa liberação”, comentou.  O artista continuou dizendo: “É uma pessoa que vem me prejudicando. E eu não acho certo que uma pessoa que prejudica o meu trabalho se beneficie dele.”

Confira:

Em seguida, Anavitória também se pronunciou pelo IGTV sobre a situação. “O que aconteceu na live foi um impulso emocional de ferida no coração. Nunca foi nossa intenção deixar isso público”, explicou Vitória Falcão, que completou dizendo que era a maior situação delicada. “O que a gente não entende é por que o processo entre duas pessoas que não tem nada a ver com a gente está caindo sobre o nosso trabalho”, questionou Ana Caetano durante declaração.

Ana ainda aproveitou também para mandar um recado diretamente para o cantor: “Eu não consigo entender por que você levantou essa questão de abrir mão de direto autoral uma vez que essa história não é sobre isso. O que a gente está pedindo é para você autorizar a regravação, você vai continuar sendo remunerado por isso, as coisas vão continuar normalmente”, explicou. A dupla disse que tenta entrar em contato com Tiago Iorc desde 2018, mas tudo que recebe é silêncio. “Nesse meio tempo tivemos um contrato dissolvido, ele era nosso sócio, agora não é mais e tudo isso foi feito através de advogado porque ele nunca quis falar com a gente”, contou Falcão.

Ainda na noite de domingo, Iorc veio à tona com mais uma declaração referente ao posicionamento da dupla Anavitória. “Meninas acabei de assistir o video de vocês e quero agradecer pela educação na resposta. Eu quero retribuir com muito carinho e esclarecer mais algumas coisas”, explicou o músico.

Confira:

O empresário Felipe Simas também usou as redes sociais para rebater as acusações feitas por Tiago Iorc, com quem rompeu, neste ano, uma parceria que durou uma década. Em vídeo postado mais cedo em seu perfil no Instagram, em resposta a desabafo da dupla Anavitória, o músico alegou que Simas estaria tentando atrapalhar sua carreira.

No início de thread publicada no Twitter, Simas afirma que considera “gravíssima” a acusação pública de Tiago Iorc: “Assuntos assim devem ser tratados na Justiça”, disse o empresário, afirmando que Tiago fez censura ao lançamento da versão ao vivo da música e que “ele diz que isso deveria ser um assunto privado mas, curiosamente, se nega a dialogar com Ana e Vitória há mais de dois anos”. Simas argumenta também que liberar uma música não significa abrir mão dos direitos autorais sobre ela, mas sim apenas autorizar seu lançamento: “Como resultado, todos os autores são recompensados igualmente pela performance da música”.

Quanto à afirmação de Tiago de que a “atitude impensada” de Ana de tornar o desentendimento público indicaria que ela não saberia, “da missa, a metade”, Simas diz que “elas sabem, sim, da missa inteira e de tudo mais” e pede para o músico não as subestimar. “As questões profissionais de Tiago Iorc comigo não deveriam servir de motivação para ele prejudicar o trabalho de Anavitória. Censurar um artista de interpretar sua própria música é um ataque à arte”, defende.


Author: Lívia Rosa

Compartilhe este post