As Melhores novelas da década na TV brasileira

Fabio Maksymczuk escolhe as 11 melhores novelas exibidas na TV brasileira entre 2001 e 2020
1 – A Vida da Gente: A autora Licia Manzo conseguiu, no decorrer dos capítulos, colocar a sua marca e imprimir sensibilidade aos dramas retratados. A dramaturga e o diretor Jayme Monjardim funcionaram em uma boa dupla. “A Vida da Gente” não foi uma novela arrastada. É um dos melhores folhetins das seis já exibidos na Rede Globo.
2 – A Força do Querer: A novela demonstrou a força da Globo nos lares brasileiros. Sempre ressaltamos que Gloria Perez é a melhor autora de telenovelas do Brasil. E ela justificou o título com uma obra competente que envolveu o telespectador. Também é importante salientar a direção de Rogerio Gomes que trouxe um bom ritmo no desenvolvimento da história. Balanço final será “reprisado” ainda neste espaço.
3 – Ti Ti Ti: O texto refinado de Maria Adelaide, a direção competente de Jorge Fernando e um elenco que se entregou na trama formaram o tripé do sucesso conquistado. “Ti-Ti-Ti” versão 2010-2011 fica, sem dúvida, entre as melhores novelas das sete dos últimos anos.
4 – Os Dez Mandamentos: “Os Dez Mandamentos” marcou a programação da TV brasileira nesta década. A Record TV colheu bons frutos com a novela de Vivian de Oliveira com direção-geral de Alexandre Avancini. A trama teve a proeza de derrubar a hegemonia da TV Globo em pleno horário nobre com a dupla “Jornal Nacional-A Regra do Jogo”. “Os Dez Mandamentos” apresentou uma história bem produzida, dirigida e de fácil entendimento ao telespectador.
5 – Cheias de Charme: Os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira construíram uma novela com início, meio e fim. As histórias foram bem desenvolvidas. Uma obra que não passou ranço de cansaço.
6 – Além do Tempo: A novela das seis, escrita por Elizabeth Jhin com direção geral de Pedro Vasconcelos e núcleo de Rogério Gomes, foi um grande acerto da TV Globo. A trama de Livia, Felipe e Melissa deixou saudade para muitos telespectadores.
7 – Verdades Secretas: Verdades Secretas foi mais um sucesso da dupla Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho que havia alcançado sucesso com “Amor à Vida”.
8 – Salve Jorge : A trama de Gloria Perez enfrentou dificuldades no IBOPE e rejeição por parte dos telespectadores. A novela das nove da Rede Globo não veio para encantar o público. Essa não era a proposta, mas sim alertar sobre um assunto muito pouco divulgado nos meios de comunicação: o tráfico humano.
9 – Bom Sucesso: A novela das sete, escrita por Paulo Halm e Rosane Svartman, terminou com a missão cumprida. A trama, com direção artística de Luiz Henrique Rios e direção geral de Marcus Figueiredo, sobressaiu, principalmente na primeira metade da obra. A novela teve o mérito de incentivar o hábito da leitura no telespectador. Além disso, a diversidade étnica marcou o elenco.
10 – Amor à Vida: A trama de Walcyr Carrasco com direção geral de Mauro Mendonça Filho e núcleo de Wolf Maya foi um “novelão” que teve como maior marca o avanço na abordagem da homossexualidade na mídia brasileira.
11 – Avenida Brasil: A novela de João Emanuel Carneiro é uma das obras marcantes da teledramaturgia brasileira com personagens inesquecíveis que habitam o imaginário afetivo dos telespectadores. Para muitos, Carminha é a vilã-mor das telenovelas desta década.
