Morre Cicely Tyson, primeira atriz negra a receber Oscar honorário

Foto: Reprodução/Internet

Cicely Tyson, ícone de gerações e estrela da Broadway, morreu nesta quinta-feira (28), aos 96 anos, anunciou seu agente, sem especificar as causas da morte. Atuando na carreira por mais de 70 anos, Tyson deixou um legado não apenas como atriz, mas como mulher e ativista. Muito comprometida com o combate ao racismo e pela justiça social, a atriz recusou por muitas vezes papéis que considerava manter os clichês raciais, especialmente de empregadas e prostitutas.

Cecely participou de filmes famosos como O Regresso para Bountiful, Histórias Cruzadas, Tomates Verdes Fritos The River Niger e se tornou a primeira atriz negra a receber um Oscar honorário em 2019. 

Em 1973, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo seu papel no filme Lágrimas de Esperança e sua última atuação foi como Ophelia Harkness na série Como Defender um Assassino (How to Get Away With Murder), em que atuou com mãe da personagem Annalise Keating , interpretada por Viola Davis, que lamentou a perda da atriz em seu Instagram.

“Estou devastada. Meu coração está partido. Eu te amei tanto!! Você foi tudo para mim! Você me fez sentir amada, vista e valorizada em um mundo onde ainda existe um manto de invisibilidade para nós, meninas de cor de chocolate. Você me deu permissão para sonhar … porque era apenas em meus sonhos que eu podia ver as possibilidades em mim mesmo. Ainda não estou pronto para você ser meu anjo. Mas… eu também entendo que é somente quando a última pessoa que tem uma memória sua morrer, que você realmente estará morta. Nesse caso, você será imortal. Obrigado por mudar minha vida. Obrigado pelas longas conversas. Obrigado por me amar. Descanse bem”, desabafou Viola.

Confira a publicação em https://www.instagram.com/p/CKnD3h0hfeT/

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post