Shopping Recife ganha exposição histórica “Carnaval: Nassau, Frevo, Cana e Caju”

Foto: Malu Didier/Ascom Fundaj

Começou nesta segunda-feira (08), no Piso 1 do Shopping Recife, a exposição “Carnaval: Nassau, Frevo, Cana e Caju”, feita pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A mostra reúne fantasias da década de 1930, ao todo, foram dez croquis para agremiações produzidas pelo pintor Manoel Bandeira (1900—1964), para o Anuário do Carnaval Pernambucano, expostas com formato ampliado em tamanho humano – aproximadamente 1,70cm – para a montagem.

Na exposição, além das réplicas, o público confere partituras de frevos criados por Nelson Ferreira e Sebastião Lopes nos Anos 1930, a exemplo do frevo Passo do Caroá, como marketing da indústria têxtil. Curadora da exposição, Rita de Cássia aponta para a formação de comunidades em torno destas fábricas e o surgimento de agremiações

O visitante também vai conhecer um pouco da trajetória do pintor Manoel Bandeira. Natural de Escada, na Zona da Mata. Ele fez parte do Modernismo. “Nem sempre com o devido mérito”, aponta o curador Rodrigo Cantarelli. “A obra dele está inserida aqui dentro da trajetória de consolidação do Movimento Moderno. Ele é um artista da primeira geração, que tem nomes de renome internacional como Vicente do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres e Cícero Dias. Talvez por ter se dedicado à indústria gráfica tenha caído no esquecimento. Sua produção é grande, afinal ele trabalhou mais de 50 anos, com capas para livros, revistas e jornais.”

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post