Escritoras idealizam encontros para discutir e incentivar o protagonismo da mulher na produção de cordel

Foto: Divulgação

Até o dia 04 de março, a literatura de cordel será o enfoque da programação do Encontro Literário de Escrita Feminina em Pernambuco, que acontece em formato de conversas online, sempre às 19h, no canal do YouTube “Cordel Mulher PE”.

A iniciativa busca trazer, a partir da ótica feminina, questões de cultura e gênero dentro da produção de cordel. Os nomes responsáveis pela idealização do projeto são os das escritoras e pesquisadoras Eulina Fraga e Shirley Rodrigues, que trabalham há mais de 15 anos no estudo, produção de livros e projetos educativos que objetivam a visibilidade do cordel e a presença feminina nele. “É uma forma de discutirmos temas urgentes e necessários no que dizem respeito ao trabalho das mulheres cordelistas no estado, tendo em vista a vasta produção de folhetos, xilogravura, contação de histórias, música, formação e pesquisa, entre outros”, contou Shirley. 

A programação conta com mais de 10 encontros mediados pelas escritoras, que trarão sempre uma convidada para discutir o tema escolhido. Todas as conversas continuarão disponíveis no canal após transmissão, o ideal para quem não puder acompanhar ao vivo. Alguns dos temas são: “A educação pela poesia do Cordel”, com Erica Montenegro e “Redescobrindo a arte de cordelizar na terceira idade”, com Edilene Chick Cordéis.

Confira a programação:

17/02 – Cordelizar é preciso, com Dani Almeida e Edimaria

18/02 – Confluência da literatura de cordel com o turismo criativo e a música, com Elis Almeida

19/02 – A vida é um poema de cordel, com Suzana Morais

22/02 – Ângela Paiva e o desafio de escrever o cordel para o futuro

23/02 – A educação pela poesia de cordel, com Erica Montenegro

24/02 – A cangaceira de cordel – Rivani Nasário

25/02 – Redescobrindo a arte de cordelizar na terceira idade, com Edilene Chick Cordéis

25/02 – Xilogravura e a produção de cordéis em Pernambuco do tradicional ao contemporâneo, com Graciela Castro e Kelmara

02/03 – Entre a poesia, a contação de histórias e o engajamento social, com Mariane Bigio

03/03 – A representação feminina na cadeia produtiva do cordel em Pernambuco, com Ana Ferraz

04/03 – Movimento psicordélico: do lirismo às temáticas sociais, Neide Germano

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post