Giro Blog

Trio instrumental feminino promove live para homenagear mulheres no cenário musical

Foto: Divulgação

A banda instrumental feminina Lígia Fernandes Trio promove, com apoio da Lei Aldir Blanc, uma live no próximo domingo (7), às 19h, em celebração ao Mês da Mulher. Intitulada Show Guitarra à Brasileira, a transmissão dará ênfase às inúmeras formas que a guitarra elétrica, com toda a sua versatilidade, se apresenta nos gêneros musicais brasileiros. Na ocasião, o público poderá conferir uma grande viagem pelos diversos ritmos do Brasil passando pelo samba, frevo, baião, calipso, xote, maracatu, entre outros. A live será transmitida gratuitamente no canal da artista no Youtube. 

O trio feminino é formado por Lígia Fernandes (Guitarra), Bárbara Moraes (percussão e bateria) e Erlani Silva (baixo). O show contará com canções instrumentais, referências de guitarristas brasileiros e algumas releituras de compositores consagrados clássicos e da atualidade como Jacob Bandolim, Armandinho, Mestre Vieira, Jhon Cabano e Clóvis Vieira. Ainda estão no repertório do show músicas autorais de Lígia Fernandes e Erlani Silva, além de outros artistas pernambucanos como Clídio Nigro e Fred Andrade. 

Idealizado por Lígia, o trio comandado por mulheres tem como intuito promover a representatividade na música instrumental. “Somos uma banda feminina tocando instrumentos tachados como ‘masculinos’, e fazendo diversos estilos musicais, demonstrando a competência e fluidez da mulher no cenário musical/artístico. Por isso, optamos por trazer essa mensagem neste mês”, destaca a guitarrista.

O projeto também terá intervenções da cordelista Rafa Cavalcanti, com cordéis de sua autoria. E para deixar o ritmo e o cenário mais dinâmico, a figura de um brincante da cultura popular, interpretado pelo bailarino Edvaldo Siry, estará presente curtindo um grande passeio pelos diversos estilos musicais existentes no show, enquanto os cordéis são recitados.

O Show Guitarra à Brasileira será gravado no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife, com direção de Lua Costa.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post