Artistas pernambucanas integram programação de Encontro de Coqueiras

Pernambucana Mãe Beth de Oxum (Foto: Renato Spencer/Santo Lima/Divulgação )

As artistas pernambucanas Mãe Beth de Oxum e Aurinha do Coco integram a programação do Encontro de Coqueiras, evento que acontece virtualmente entre os dias 25 e 28 de março, celebrando a cultura do Coco de Roda. A primeira edição online do evento, cujo objetivo é reunir grupos de mulheres, que trabalham com a linguagem do coco, percussão e cultura popular, será transmitido pelo canal oficial do evento no YouTube.

O encontro é idealizado pela paulista Rafa Ella Nepomuceno, integrante dos grupos Coco de Oyá e Rachado do Coco. De família paraibana, a artista fala sobre a importância de realizar o evento no mês que se celebra a o Dia da Mulher. “É muito simbólico conseguir realizar esse encontro online e no mês da mulher, devido à nossa luta pela igualdade, pelos nossos direitos, e apropriação dos nossos corpos”, comenta.

“Estamos realizando o evento de forma online devido à pandemia – a ideia inicial seria conseguir reunir todos esses grupos no palco para fomentar encontros e vivências. Mas o fato de ser online já é um começo, ficamos muito felizes em incentivar a cultura em um momento difícil como o que estamos vivendo agora.”

“A ideia é conseguir mapear as mulheres que trabalham com a linguagem do coco em todo o Brasil, mas começamos por onde conseguimos, aqui nos nossos arredores. A ideia é abrir esse chamado durante o Encontro e conseguir o interesse de novos grupos que não conhecemos ainda para realizar novas edições do evento”, conta Rafa Ella.

Confira a programação completa:

25/03 (quinta-feira)

Abertura

20h Show Coco de Oyá (SP) + As Três Marias, o Sol e a Lua (SP)

26/03 (sexta-feira)

16h Oficina “Passo Marcado” com Rafa Ella Nepomuceno (SP)

18h Roda de Conversa “A história do Coco e sua atuação no estado de São Paulo” Convidadas: Renata Rosa (SP) , Lucila Pop (SP), Joice Temple (SP) e Nega Deza (SP) 20h Show Bloco Eu Acho é Coco! (SP) + Coco das Águas Doces (SP) + Renata Rosa (SP)

27/03 (sábado)

16h Oficina “Na Linha de Zambi” com Mônica Santos (SP)

18h Roda de Conversa “O papel da mulher na Cultura Popular”

Convidadas: Clarisse Kubrusly (RJ), Renata Amaral (SP), Sandra Maria Luciano (SP) e Beth de Oxum (PE)

20h Show Juremas (SP) + Aurinha do Coco (PE) e Semente Crioula (SP)

28/03 (domingo)

14h Oficina de confecção de instrumentos com materiais recicláveis, com Sandra Luciano e

Lucila Poppi (SP)

16h Roda de Conversa “A cultura popular: o pós pandemia”

Convidadas: Luana Flores (SP), Monica Santos (SP) , Karina Mitiko (SP) e Marileide Alves (SP) 18h Show Rachada do Coco (SP) + Cocomelo Coletivo (SP) + Martinha do Coco (GO)

Author: Bettina Novaes

Compartilhe este post