Giro Blog

Espetáculo pernambucano reflete sobre fragmentação social

Foto: Morgana Narjara

Agora, em meio a pandemia, surgiu uma inquietude em produzir, mas como criar em meio a telas? O Coletivo Despudorado lança o seu novo espetáculo Lacre Inviolável, através de uma programação online e gratuita que acontece nos dias 10, 11, 17 e 18 de abril de 2021 às 20h no Youtube. O projeto, escrito por Leonardo Alves, visa investigar as experiências e fragmentações do indivíduo em sociedade, casando com o momento de pandemia, a obra deixa explícito como o egoísmo colabora para o distanciamento das pessoas. Com uma proposta de encenação híbrida, o espetáculo conta sua história em múltiplas vertentes artísticas, tais como: teatro, dança, performance e manipulação de bonecos.

A narrativa começa com cinco personagens, cujos os nomes representam situações, a artista ou analista é aquela que sacrifica a voz em prol de afirmar sua arte, ilusionista é a midiática, estratégica e criativa, moralista narra e personifica o ser humano embutido de valores universais, realista traz o ciclo vicioso das relações sociais e suas hipocrisias, o pessimista representa a solitude e explana uma vida repleta de angústias. Juntos, levantam estranhos questionamentos na busca de identificar o que os torna humanos partindo da premissa de que “há algo que os divide”.

O espetáculo retrata a carga psicológica que as personagens sofrem a partir do avanço midiático, modificando o que são, quem são, e para onde talvez irão.  O assunto do momento não é mais o “eu”  e sim um grande coletivo, trazendo à tona a veracidade que o mundo se torna individualista. Com a chegada da pandemia, o contato foi reduzido interferindo de forma direta ou indireta nas relações, o Coletivo Despudorado, dentro das suas possibilidades, começou as experimentações com as plataformas digitais, lançando a websérie Chorando no Ônibus de Óculos Escuros e reestruturando para o online o espetáculo As Lebres são maiores que os Ursos.

“Nossos corpos começam a ganhar contornos virtuais, distantes, sozinhos. A realidade começa a se reorganizar de outras formas, trazendo consigo novos parâmetros sociais. Com as barreiras das telas começamos a compreender e a nos (re)aproximar do outro à distância e novas regras de socialização interferem diretamente na nossa subjetividade” comenta o dramaturgo e diretor do espetáculo, Leonardo Alves. 

Por meio de uma estética característica do grupo, a peça traz um visual que flutua entre passado, presente e futuro. Abordando a personalidade dos personagens dentro do figurino, iluminação e sonoplastia. Seres políticos criando laços, intimidades, rivalidades, divididos entre pontos de vistas, amor e ódio, bem e mal ou até mesmo guerra e paz. O desejo de conhecer um ao outro, entender de onde vieram, ou até mesmo o motivo de estarem aqui, cria nessas personagens a abertura para expor feridas que atravessam a alma. De forma crítica, o coletivo aciona uma lupa que amplia o indivíduo e o insere em uma esfera social, que possui suas próprias regras, seus afetos e desobediências. 

Lacre Inviolável é uma realização do Coletivo Despudorado, com o incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

>>O COLETIVO

O Despudorado nasceu na cidade de Fortaleza-CE e como um bom itinerante, fixou-se em Recife em 2017. Entre suas produções, o coletivo passeia por linhas artísticas e explora a sua liberdade em cena. Em 2018, aprovou os projetos Canal Criativo e Mulher Carne no Edital Funcultura/ Governo do Estado de Pernambuco, participou da 2ª edição do Festival Transborda – As Linguagens da Cena/SESC Santo Amaro. O espetáculo As Lebres são maiores que os Ursos teve estreia na Mostra de Teatro Alternativo do Recife – Outubro ou Nada em 2017 e apresentou 6 temporadas em espaços alternativos na cidade do Recife. O coletivo é composto por Brunna Martins, César Pimentel, Leonardo Alves e Thaísa Espíndola.

SERVIÇO: 

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post