Ex-The Voice Nathalia Bellar celebra união com PE em novo clipe

Por Mariane Magno

Nathalia Bellar lança o clipe Entranhada – (Foto: Fabi Veloso)

Novos ventos movem o Catavento (2020) de Nathalia Bellar. Reunindo parcerias entre Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e sua terra natal, o disco de estreia da cantora paraibana ganhou nova música na última sexta-feira 23) – a canção Entranhada se transforma em videoclipe performático, com ares de cinema, repleto de brasilidade e dedicado à liberdade da mulher.

No clipe, um casal de bailarinos performa e interage entre as ruínas do Bom Sucesso, na cidade de Lucena (PB). São os bailarinos pernambucanos Anne Costa e Everton Gomes. Com trajetórias marcantes na Dança, o casal da vida real brilha no audiovisual de Nathalia Bellar, adicionando doses de pernambucanidade ao trabalho da paraibana, que constrói uma trajetória artística sintonizada e em diálogo constante com artistas pernambucanos. “Sempre sou muito acolhida em Pernambuco. Me sinto em casa quando canto pelas bandas de lá”, diz ela.

Natural de João Pessoa/PB e inspirada em divas da MPB, Nathalia cresceu ouvindo nomes como Alceu Valença, Lenine e Geraldo Azevedo. Começou a trajetória artística no teatro, arte à qual se dedicou por cinco anos até encontrar-se na música. Suas primeiras canções de trabalho foram o blues pop Pra Durar, que integrou o projeto Mostra Sesc de Música; e Estranho Mundo, que, em 2016, entrou no projeto Music From Parahyba, que leva a nova música paraibana ao mercado internacional. 

A artista iniciou um flerte artístico com Pernambuco em 2014, quando começou a cantar em shows e festas no Estado, com direito a uma aparição no Clube do Samba com Karynna Spinelli. Em 2017 participou do The Voice Brasil, que estreitou ainda mais os laços – já cantou, por exemplo, com Romero Ferro no Frevália e com Nena Queiroga em prévias de Carnaval e ainda no palco do Marco Zero. Outros marcos foram shows com Cátia de França e com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, e também uma turnê de tributo a Belchior. 

Pernambuco está presente também no seu álbum de estreia Catavento (2020) – além de Roupa de Varal, de Lula Queiroga, figura ainda no disco a canção Jabuticaba, escrita por Barro. Mais recentemente, no início de 2021, Nathália gravou uma participação especial no single Arrumação, do garanhuense Alexandre Revoredo, e vem trabalhando em um futuro show com o violonista caruaruense Fernando Bezerra. 

Entoando a canção, a cantora aparece no cenário histórico e se junta à dupla. Uma dança simbólica onde dois viram três, e a mulher se consagra ao centro – de si, de seus afetos e de seus desejos – representando um feminino livre para amar, viver e ocupar seu corpo no mundo com beleza, sensualidade, lirismo e empoderamento.

“Acredito que Entranhada seja uma ponta de lança nesse tempo-espaço que estamos agora. Traz em sua essência a força do feminino como protagonista dos versos e das ações, poetizando os mistérios que envolvem as relações de amor”, conta ela, que assina também o roteiro artístico do clipe.

>>A CANÇÃO

Nathalia conta que Entranhada foi presente do cantautor Juruviara, expoente da nova música cearense, e uma das primeiras canções confirmadas no repertório do seu álbum. “Ela inspira movimento, força e expansão. Ao gravá-la, tive certeza que sua história também precisava ser contada em vídeo”, detalha ela. O projeto do clipe ganhou asas em 2021 através de incentivo da Lei Aldir Blanc na Paraíba. 

Com produção musical do carioca Rodrigo Campello e arranjo do produtor natural de São Paulo Jader Finamore, a músca, que já tinha um pé no Nordeste e outro no Sudeste, passou a agregar novos artistas e territórios ao virar clipe – da Paraíba, ganhou direção e fotografia de Fabi Veloso; captação e edição de Arlinda Aquino e Jean José; e figurino de Neuza Gomes. De Pernambuco, os bailarinos Anne Costa e Everton Gomes; produção executiva e direção de elenco de Juliana Azevedo; maquiagem de Eline Soares; e produção administrativa de Dione Lima. 

Confira:

Author: Larissa Lins

Compartilhe este post