Luiz Caldas e Sônia Sinimbu se apresentam no projeto MPB em Movimento

Por Mariane Magno

Fotos: Rafael Martins/Divulgação

O projeto MPB em Movimento percorre cidades do Norte e Nordeste, agora em formato digital. O segundo ciclo, representando a etapa Recife, traz a cantora pernambucana Sônia Sinimbu, que se apresenta na sexta-feira (30), às 20h, no Instagram @mpbemmovimento. Já no sábado (1º), às 21h, é a vez do pai da Axé Music, Luiz Caldas, cantar seus principais sucessos e algumas músicas dos álbuns mais recentes. A apresentação será exibida pelo canal do MPB Play no YouTube.

Assim como na versão física, o MPB em Movimento promove diálogos sobre a cena musical brasileira e na quarta-feira, 28 de abril, às 20h, o público pode assistir ao webinário O Papel do Crítico Musical na Cena Contemporânea com os jornalistas e críticos Luciano Matos e Marcelo Costa. A conversa será exibida pelo canal do MPB Play no YouTube.

>>OS ARTISTAS

A cantora pernambucana Sônia Sinimbu tem sua trajetória iniciada na década de 80, período de grande efervescência cultural em Recife. Para a apresentação no MPB em Movimento, ela traz clássicos da Música Popular Brasileira acompanhada ao violão, além de composições de autores locais como Vírgula, Quando a canção acaba e Cigarra Matinal.

Há oito anos, o artista Luiz Caldas lança um álbum a cada mês e já compôs mais de mil canções. Em sua história, ele traz a criação do movimento Axé Music. Caldas passeia por todos os estilos musicais e toca quase todos os instrumentos com maestria. Em 2020, ele completou 50 anos de carreira, sendo um importante nome da música baiana e brasileira.

>>O RETORNO DO PROJETO

Na primeira etapa do projeto, que foi interrompida pela pandemia do coronavirus, Mariene de Castro se apresentou na Concha Acústica, em Salvador, com show de abertura da banda ABC do Samba. Já nas cidades de Manaus, Recife, Fortaleza e Natal o cantor João Bosco cantou seus principais sucessos num show intimista. Nestas cidades, os artistas Nicolas Jr (AM), Ganga Barreto (PE), Jota (CE) e Lene Macedo (RN) fizeram os shows de abertura. Para a retomada digital, o projeto mantém a essência de conectar um artista local e uma atração nacional.

MPB em Movimento é uma realização da Caderno 2 Produções com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura – Ministério do Turismo. No seu 23º ano, é o nome atual do projeto MPB Petrobras, que segue com patrocínio da empresa em sua versão digital e ampliada. Em duas décadas o projeto já levou a diversas cidades grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Lenine, Zeca Baleiro, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Teresa Cristina, Paulinho Moska, 14 Bis, Moraes Moreira, Rosa Passos e Luiz Melodia. São mais de 500 shows, 20 cidades percorridas e mais de 1 milhão de espectadores nas apresentações.

Author: Larissa Lins

Compartilhe este post

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.