Artista RAL necessita de ajuda para tratamento de saúde

Com informações do Diario de Pernambuco

Artista RAL necessita de ajuda para tratamento de saúde – Foto: Divulgação

Romildo de Araújo Lima, o RAL, é o nome que há décadas contribui no cenário de produção cultural pernambucano, por meio de suas charges, caricaturas, cartuns, ilustrações, capas de livros e projetos gráficos. Infelizmente, esse talentoso artista foi acometido por uma doença que afeta a coordenação motora e a fala, podendo impedir o enfermo de desempenhar atividades simples do dia a dia. A batalha é contra a  esclerose lateral amiotrófica (ELA) e RAL precisa de ajuda financeira para controlar a situação e voltar ao seu lugar de artista, como sempre fez.

Além disso, RAL também foi o primeiro diretor de arte do nosso jornal, Diario de Pernambuco, no fim do século 20, marcando seu nome na imprensa. Ele comandou a transição entre o analógico e digital, cujo resultado vemos até hoje.

RAL começou a ser atingido pela esclerose no ano passado. A doença afetou inicialmente a sua fala. Posteriormente, também teve comprometidos a mastigação e os movimentos motores, impossibilitando o artista de trabalhar. Ele passou por três internamentos de urgência recentemente, devido a uma infeção intestinal e duas infeções urinárias. Agora o desenhista precisa fazer uma cirurgia de raspagem da próstata, mas suas defesas estão baixas, o que o obriga, antes da operação, a se submeter a uma nova hospitalização para fortalecer o organismo. Trabalhador autônomo, ficou sem poder exercer suas atividades num momento de muitas despesas extras relacionadas ao tratamento.

Quem quiser contribuir, pode fazer um depósito na conta de Romildo na Caixa Econômica Federal através do PIX 08159629400. O contato por WhatsApp é o 99974-5193.

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post