Pela primeira vez em 228 anos, uma mulher assumirá a presidência do Louvre

O Museu do Louvre será contemplado com uma mulher na presidência da gestão após 228 apenas com presidentes homens. Laurence des Cars é o nome que atualmente já preside dois outros museus parisienses (Orsay e o Orangeri) e assumirá o cargo. A função é uma das mais importantes no mundo artístico e será colocada em vigor a partir do dia 1º de setembro, de acordo com ministério da Cultura da França em um comunicado.⠀
A nova presidente, que acumula anos de competência e referências, assumirá o museu em um momento delicado. A pandemia interrompeu o turismo internacional, do qual Paris e o Louvre sempre se beneficiaram. Louvre recebia anualmente 10 milhões de visitantes antes da pandemia, o que o colocava no pódio de museu mais visitado do mundo. A missão de Laurence des Cars incluirá atrair mais jovens ao museu e aumentar as parceria internacionais da instituição.⠀
Não é de agora que Laurence é destaque no ramo. Ela conhece bem o Louvre já que estudou História da Arte na École du Louvre, a escola do museu. Além de já ter comandado o projeto do Louvre Abu Dhabi, um museu inaugurado em 2017 nos Emirados Árabes por meio de uma licenciamento da marca Louvre.
Ela também foi desenvolvedora da mostra “Black Models: From Géricault to Matisse”, de 2019, concentrada em figuras negras até então ignoradas pela arte francesa, considerada um marco de seu trabalho.
Nesse ano, ela foi nomeada diretora do Musée d’Orsay, onde foi elogiada por exposições realizadas em colaboração com instituições como o Metropolitan Museum of Art, de Nova York.
Fonte: Projeto Celina
⠀
