Ambev e Mastercard cancelam patrocínio para a Copa América no Brasil

Foto: Reprodução/Internet

A Ambev e a Mastercard anunciaram nesta quarta-feira que não estarão presentes na Copa América-2021 no Brasil, que está sendo questionada – inclusive na Justiça – devido ao avanço da Covid-19 no segundo país com mais mortes no mundo. 

A multinacional do setor de pagamentos afirmou em comunicado que, “após análise criteriosa”, decidiu não “ativar” o patrocínio à Copa América-2021 no Brasil. Segundo um porta-voz da empresa, é a primeira vez que a Mastercard toma uma decisão deste tamanho, visto que começou a patrocinar o campeonato sul-americano de futebol em 1992.

Já a Ambev, que faz parte da gigante global AB Invev, informou em breve comunicado que “suas marcas não estarão presentes na Copa América”. “A empresa continua com seu compromisso e apoio ao futebol brasileiro”, disse sem dar mais detalhes.

A Copa América é o torneio de seleções mais antigo do mundo, acontecendo desde 1916. Depois de adiar por 12 meses, a Conmebol buscou um país-sede de emergência quando Argentina e Colômbia, os anfitriões originais, desistiram por conta do avanço da pandemia no primeiro e violentos protestos no segundo. 

Correndo contra o relógio, já que a partida de abertura está marcada para este domingo, o presidente Jair Bolsonaro aprovou a realização da Copa no Brasil, tal como em 2019.

Porém, a decisão é polêmica, visto que o Brasil foi duramente atingido pela covid-19, com mais de 475 mil mortes, o segundo pior saldo global em números absolutos. 

O Supremo Tribunal Federal deve avaliar nesta quinta-feira dois pedidos para impedir a realização do campeonato, programado para ser disputado sem público em quatro cidades – Rio de Janeiro, Cuiabá, Brasília e Goiânia – de 13 de junho a 10 de julho. 

Fonte: Agência France-Presse

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post