Secult-PE produz live com Patrimônios Vivos de Pernambuco

Foto: Bricolage/Shutterstock

Em clima de São João, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) promove uma conversa sobre os ritmos que não podem faltar nesta data comemorativa: O coco, o forró e a ciranda. O bate-papo é parte da programação do Diálogos Culturais em Rede, webprograma exibido pelo canal da Secult-PE no Youtube, sempre às terças-feiras, às 19h.

A live conta com participações importantes de Patrimônios Vivos de Pernambuco, são eles: Mestra Ana Lúcia Nunes, a coquista de Amaro Branco, em Olinda, a Mestra da ciranda, Cristina de Andrade, e Salatiel D’Camarão, que não é patrimônio vivo, mas filho de um, o já falecido Mestre Camarão. Salatiel é historiador e forrozeiro. Como mediadora, a convidada é a historiadora e pesquisadora na área de cultura popular, Carmem Lélis.

>> PATRIMÔNIO VIVO

“O concurso do registro do Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco faz parte de um conjunto de políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial e, nessa perspectiva, são valorizados as pessoas e os grupos que mantêm atividades ligadas aos saberes artísticos e tradicionais em diferentes segmentos”, explica Marcelo Renan, historiador, pesquisador e gestor da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“Esse reconhecimento é direcionado à pessoa, àquele sujeito que, por conta de sua trajetória dentro de diferentes áreas artísticas e dos saberes tradicionais, garante a continuidade desses saberes e a transmissão para novas gerações. Por isso é tão importante reconhecê-los não apenas com o valor financeiro pelas bolsas a que têm direito os Patrimônios Vivos do estado, mas reconhecer o conjunto de atividades que eles realizam nas suas comunidades, apoiando e fomentando também outros momentos em que as tradições culturais deles acabam acontecendo”, completa Renan.

>> DIÁLOGOS CULTURAIS EM REDE

O webprograma Diálogos Culturais em Rede está promovendo, em junho, uma série de conversas sobre uma das festas mais tradicionais do Nordeste, o São João. O próximo programa, do dia 29 de junho, será em parceria com a Cepe Editora e tem como tema Literatura e Canção Popular: o Forró na berlinda.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post