Giro Blog

Unesco faz alerta sobre a situação do frágil ecossistema marinho e promove ações de conscientização

Foto: Reprodução/Internet

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco) determinou que o período de 2021 até 2030 será “Década do Oceano”, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades do mundo todo sobre a situação do frágil ecossistema marinho.

Essa é mais uma tentativa para alertar para as pessoas e instituições sobre o impacto das atividades humanas nos oceanos. Em 2016, um relatório inédito divulgado pela organização revelou o declínio de espécies e a relação com o aumento da poluição.

Os especialistas são unânimes ao afirmar que a situação dos oceanos é reversível e que, com investimentos e esforço global, ainda é possível proteger o oceano. Para isso, é necessário que os governos, a população e outras instituições tomem atitudes para buscar uma situação melhor no futuro.

 A iniciativa envolve também a divulgação informações científicas ao dia a dia de todos para consolidar a chamada “cultura oceânica”. “Nós temos 10 anos para conservar o oceano, mas as pessoas não conhecem, entendem e respeitam esse espaço”, diz o Oficial de Projetos da Unesco, Glauco Kimura.

Dessa forma, a informação será democratizada e o conhecimento de pesquisadores e especialistas será posto em banco de dados amplo e atualizado. Até hoje, apenas 19% da água do planeta foi estudada e catalogada.

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post