Mais de 270 inscritos no Concurso Nordestino de Frevo

As inscrições para o Concurso Nordestino do Frevo, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), chegaram ao fim. Ao todo foram 272 inscrições foram registradas de candidatos de sete estados do Brasil. Idealizado pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), o certame conta com o investimento de R$ 92 mil e premiará 12 composições ao longo de seis categorias: Melhor Frevo de Rua, Melhor Frevo de Bloco, Melhor Frevo Canção, Melhor Intérprete, Melhor Arranjo e o novo Hino para a Troça Carnavalesca Turma da Jaqueira Segurando o Talo.

Pernambuco figura com 256 proponentes. Seguido do Rio Grande do Norte (9), Paraíba (3), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1) e Sergipe (1). A categoria com o maior número de inscritos foi a de Frevo Canção, com 92 composições. Já Frevo de Bloco e Frevo de Rua empatam com 79 inscrições, cada. Por sua vez, a troça Turma da Jaqueira Segurando o Talo recebeu 19 sugestões de novo hino. “É uma satisfação atingir estes resultados e atestar a criatividade do nosso povo. O frevo, esta manifestação que nasce em Pernambuco, é patrimônio de todo o Nordeste e continuará ganhando as ruas. Agora, com novos versos”, celebrou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

A avaliação das documentações será feita por uma Comissão de Habilitação até 6 de agosto. A divulgação dos habilitados e pré-selecionados será feita no dia 9. Já o julgamento, passará por uma comissão correspondente entre os dias 10 e 20 de agosto, com a divulgação dos vencedores no dia 24. Os resultados de todas as etapas serão publicados no Diário Oficial da União e no site da Fundação. O prazo para a apresentação de recursos será válido logo após a divulgação dos vencedores, entre os dias 24 e 29 de setembro. A entrega dos prêmios será promovida no dia 14 de setembro, quando o País celebra o Dia Nacional do Frevo.

Author: João Alberto

Compartilhe este post