Vida de Ney Matogrosso vira livro no ano de seu 80º aniversário

Foto: Reprodução

Entre as muitas qualidades de Ney Matogrosso não está a de contar histórias. “Ele não se emociona com o passado, acha tudo um pouco normal. Não vê ele mesmo como um acontecimento. É um hippie mesmo”, afirma Julio Maria. Durante cinco anos, o jornalista teve que desfiar um novelo envolvido em uma couraça, “fruto da postura e do respeito que ele dá para ele mesmo”.

Não foi um caminho fácil, mas ‘Ney Matogrosso, a biografia’ (Companhia das Letras), que chega nesta sexta-feira (23) às livrarias de todo o país, reúne um retrato sensível, bem-escrito e apurado do cantor que queria ser ator, do jovem que quando ficou adulto nunca deu valor ao dinheiro, do artista que, sem abraçar bandeiras, tornou-se referência máxima para a liberdade de expressão no país.

Com a expertise de quem cobre diariamente o cenário musical há 25 anos – há 15 é repórter e crítico musical do jornal O Estado de S.Paulo –, Julio chegou a Ney por dois motivos. Em 2015, depois de concluir sua primeira biografia – Nada será como antes, sobre Elis Regina – ele queria escrever sobre alguém que lhe desse liberdade e não escondesse as coisas. “Qual artista vivo seria capaz de fazer isso? Não tem muitos”, observa. A sinceridade que Ney demonstrou quando foi entrevistado para a biografia de Elis pesou na escolha do biógrafo.

Por: Diario de Pernambuco

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post