Recife atinge 70% da população adulta vacinada com uma dose; 30,29% tomaram duas doses

Foto: Iggor Gomes/PCR

A Prefeitura do Recife anunciou que a cidade alcançou, no último sábado (24), a marca de 70% da população adulta vacinada contra a Covid-19. De acordo com o município, a porcentagem representa 863.380 pessoas com pelo menos uma dose do imunizante, sendo que a cidade tem 1.237.614 moradores acima dos 18 anos que estão aptas a receber a vacina. Ainda segundo a prefeitura, Recife está acima da média nacional de imunização, atualmente nos 44,6%.

“Do total de pessoas vacinadas, 30,29% completaram o esquema vacinal. Ou seja, 315.385 pessoas já receberam duas doses da vacina e outras 59.487 tomaram a dose única do imunizante da Janssen”, disse em nota a prefeitura do município. 

Na sexta (23), a cidade ampliou a vacinação contra Covid-19 para pessoas com idade a partir de 31 anos. O município também vacina os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.”É importante que tenhamos o maior número de pessoas vacinadas para vencer a pandemia. Não paramos de vacinar os nossos cidadãos em nenhum dia e pedimos que a população continue nos ajudando indo aos postos se vacinar. Lembramos também que vacina boa é vacina no braço e todos os imunizantes que oferecemos têm a sua eficácia comprovada por estudos científicos”, disse a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A importância da vacina como forma de controle da circulação do novo coronavírus se torna ainda mais evidente quando se observa os números de óbitos por síndrome respiratória aguda grave (srag) em um dos primeiros grupos prioritários a ser imunizado na cidade. De acordo com o município, as mortes por srag, confirmados para Covid-19, de idosos acima de 60 anos, tiveram uma queda de 68,83%. Em nota, a prefeitura destacou que o dado é comparativo entre as duas primeiras semanas anteriores ao início da vacinação contra o novo coronavírus no município (em 19 de janeiro) e as duas primeiras semanas de julho.

>> PONTOS DE VACINAÇÃO

A gestão municipal disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que estão localizados no Sest Senat, no Porto da Madeira; Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife; na Unicap, na Boa Vista; na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura; e UniNassau, nas Graças.

Já os 14 drives estão localizados no Sest Senat, em Beberibe; no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem, BIG Bompreço de Casa Forte, Unicap (Boa Vista) e Carrefour (Torre).

Por Diario de Pernambuco

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.